Você atrai aquilo que pensa. Com base em pesquisas conduzidas por Simon Blackwell e sua equipe, que constataram que, ao aumentar a nitidez das nossas imagens mentais de um futuro melhor, é possível ajudar as pessoas não só a serem mais otimistas como também a atingir um maior bem-estar emocional e físico, acreditamos que, com simulações de realidade virtual (usando as imagens mais vívidas possíveis) de interações ou ambientes sociais positivos, o cérebro pode efetivamente aprender a criar uma imagem esperançosa no futuro.
Além disso, Tali Sharot, pesquisadora da Universidade de Nova York, e seus colegas publicaram um estudo em um dos periódicos acadêmicos de maior prestígio, a revista Nature, revelando que, quanto mais detalhada for a visualização, mais efetivamente sentimos as emoções específicas desse estado futuro em nível neurológico.
Ao imaginar a alegria que sentiremos ao ganhar aquela promoção, por exemplo, efetivamente conseguimos ter uma “pré-experiência” dessa alegria. Isso, por sua vez, nos dá a motivação e a direção das quais precisamos para que esse futuro se concretize. Imagens vívidas são como ímãs nos puxando na direção desse futuro melhor.