A visualização em busca pelo melhor rendimento
Na Faculdade Hunter, nos Estados Unidos, foi solicitado a 72 jogadores de 8 equipes de faculdade diferentes para participar de um teste envolvendo a parte mental de um arremesso de basquete.
O primeiro grupo começou cada dia de treinamento com um exercício de relaxamento antes de fazer um exercício mental imaginando que tinham arremessado a bola: quicavam a bola no chão algumas vezes, levantavam o braço com a bola na palma da mão, flexionavam os joelhos e arremessavam a bola na cesta.
Com essa técnica de visualização, os jogadores melhoraram o percentual da meta em 7%, progresso tão significativo a ponto de os treinadores afirmarem mais tarde que esse foi o motivo direto das 8 vitórias no restante da temporada.
Como parte do estudo, os pesquisadores instalaram sensores nos jogadores para mostrar a atividade neuromuscular durante a visualização. Constataram que os mesmos músculos em atividade durante um arremesso real também ficavam ativos ao visualizarem o arremesso.
Esse método pode ser um forte aliado do atleta que busca o alto rendimento.
Pratique a visualização com frequência e de forma gradual que em breve suas habilidades visualizadas estarão mais desenvolvidas.
É importante sempre ressaltar que a visualização não pode substituir o treino físico.
🔎 Fonte: Larssden, Erik Bertrand. Esse é o seu melhor? – o poder do treinamento mental. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.p.17
Posts recentes
Mostrando 2 comentários
Parabéns pelo texto, muito bom!
Obrigado aí João!
Vamos pra cima campeão!!!