Turbine sua Performance - Coaching Esportivo - Linhares Coach

Turbine sua Performance – Coaching Esportivo – Linhares Coach

Turbine sua Performance – Cada êxito ou fracasso, cada vitória ou derrota se converte em vivências emocionais fortes e intensas que exigem que o atleta saiba controlar-se e dirigir suas emoções para a solução das tarefas esportivas, sem perder o domínio de si mesmo.

Em esportes de alto rendimento, a vitória é o ponto mais desejado pelo atleta, por isso, todos os esforços são para a exploração máxima das capacidades individuais e coletivas, além de buscar suprimir as fragilidades e maximizar os pontos positivos e desejáveis ao sucesso esportivo (BRANDÃO; MACHADO, 2008).

Inúmeros fatores contribuem para o aumento da pressão por resultados, incluindo a pressão de treinadores e membros da comissão técnica, instituição, empresários e patrocinadores, familiares, cônjuges, além do próprio atleta.

Segundo Pujals e Vieira (2002), a pressão demonstrada por parte dos familiares foi observada como uma das causas do aumento da ansiedade, das incertezas e das dificuldades dos atletas para se concentrarem nos treinos.

Nesta perspectiva, também foi verificado que atletas sentiam-se pressionados a mostram resultados, principalmente, quando na presença de “olheiros” (PUJALS; VIEIRA, 2002).

A competição esportiva usualmente aumenta os níveis de estresse e exige do atleta respostas físicas e cognitivas. Quando o atleta reage a este estresse de maneia negativa, acaba prejudicando seu desempenho e em alguns casos, perdendo a chance de atingir a tal almejada vitória e sucesso.

Por este motivo, os atletas precisam lidar com estas situações desafiadoras no esporte de maneira adequada e equilibrada, para que não haja prejuízos para sua saúde física e mental.

Para auxiliá-los a lidar nestas situações, muitas vezes, os atletas contam com a ajuda de psicólogos esportivos que ajudam a aproveitar a experiência esportiva de forma mais ampla, enfrentando, de maneira saudável, os riscos e problemas psicológicos que podem originar-se das exigências do esporte de competição, além de ajudar a promover um atleta emocionalmente equilibrado, satisfeito e feliz, sem que se desvie o foco do alto rendimento (LAVOURA; ZANETTI; MACHADO, 2008; BRANDÃO; MACHADO, 2008).

Fonte:

BRANDÃO, Maria Regina Ferreira; MACHADO, Afonso Antonio. Viajando com a equipe: o papel do psicólogo do esporte. Motriz, Rio Claro, v.14, n4, 2008.

LAVOURA, Tiago Nicola; ZANETTI, Marcelo Callegari; MACHADO, Afonso Antono. Os estados emocionais e a importância do treinamento psicológico no esporte. Motriz, Rio Claro, v.14, n2, 2008.
PUJALS, Constanza; VIEIRA, Lenamar Fiorese. Análise dos fatores psicológicos que interferem no comportamento dos atletas de futebol de campo. R. da Educação Física/UEM. 2002.

Posts recomendados

Deixe um comentário