Treino Mental melhora desempenho – Conhecer o grau de eficiência dos programas de THP para melhorar o desempenho esportivo requer estudos de intervenção bem controlados, baseados em resultados e realizados em ambientes de competição.
Greenspan e Feltz (1989) revisaram 23 estudos publicados sobre a eficiência de várias intervenções psicológicas (tais como inoculação de estresse, mentalização, relaxamento, reforço, dessensibilização sistemática) em muitos ambientes competitivos.
Concluíram que, em geral intervenções psicológicas de base educativa melhoram o desempenho competitivo de atletas universitários e adultos. Como acompanhamento, Weinberg e Comar (1994) examinaram 45 estudos que usaram intervenções psicológicas em ambientes esportivos competitivos.
Efeitos de desempenho positivo foram evidentes em 38 (85%) dos estudos, embora as relações de causa e efeito só pudessem ser inferidas em 20 deles.
Uma maior porcentagem dos estudos mais recentes mostrou efeitos positivos de intervenções psicológicas (veja Fournier, Calmels, Durand-Bush e Salmela, 2005); isso pode ser atribuído à abordagem multimodal, mais profunda, adotada nos últimos anos, que combina diferentes tipos de habilidades psicológicas (como mentalização, relaxamento, diálogo interior, estabelecimento de metas) em uma só abordagem.
Fonte:
Weinberg, Robert; Gould, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2017. pág. 239.