Treinamento mental é um conceito bastante complexo, que envolve diferentes habilidades mentais, como o estabelecimento de metas, aumento da autoconfiança, concentração, visualização e imaginação, controle da ativação e ansiedade e rotinas mentais.
O conceito proposto por Samulski (1997) diz que treinamento mental é a imaginação, de forma planejada, repetida e consciente de habilidades motoras, técnicas esportivas e estratégias táticas.
De maneira mais objetiva, Eberspächer (1995) descreve o treinamento mental como a repetição planificada da imaginação consciente de uma ação de forma prática.
Este treinamento pode ser realizado através de três técnicas distintas:
• autoverbalização, que consiste em repetir mentalmente a prática de um movimento de forma consciente através da autoverbalização, ou seja, a repetição verbal daquilo que se deseja fazer a fim de facilitar a projeção da imagem mental;
• o treinamento por auto-observação, no qual o atleta visualiza mentalmente a execução de um movimento, colocando-se em uma perspectiva externa, de espectador;
• e o treinamento ideomotor, onde, ao contrário do anterior, o atleta se coloca como participativo na imaginação, executando o movimento, para que possa sentir e vivenciar as sensações daquela execução.
Aqueles que não possuem experiência com treinamento mental, ou tenham dificuldades em se colocar na situação através do treinamento ideomotor, devem iniciar pela autoverbalização, passando pela auto-observação, para depois aplicar o terceiro tipo de treinamento.