Treinamento de Habilidades Psicológicas - Coach Esportivo - Linhares Coach

Treinamento de Habilidades Psicológicas – Coach Esportivo – Linhares Coach

O TREINAMENTO DE HABILIDADES PSICOLÓGICAS

O Treinamento de Habilidades Psicológicas (THP) é uma prática sistemática e consistente de habilidades mentais ou psicológicas que objetiva melhorar ou amentar o desempenho, o prazer ou satisfação na atividade esportiva e, assim, o THP visa na construção e desenvolvimento destas habilidades mentais, fundamentais para o sucesso esportivo. Nesse sentido, pode-se dizer que os fatores psicológicos são responsáveis pelas alterações no desempenho.

Weinberg e Gould (2017) apresentam algumas indicações para maximizar o potencial do praticante:

a) Aspectos individuais – Treinamento de Habilidades Psicológicas:

-O autoconhecimento para saber o que é capaz de realizar
-Exigir o máximo de si para poder ter uma visão global e crer nas próprias capacidades de alcançar o sucesso
-Consequir manter-se num estado de equilíbrio durante o processo para ter em mente aonde chegar, conseguir recuperar-se perante fracasso e comemorar o sucesso

b) Aspectos Ambientais – Treinamento de Habilidades Psicológicas:

-Conhecer o ambiente;
-Modelagem do ambiente (todas as pessoas envolvidas comprometidas em trabalhar na busca de uma visão comum para o alcance do sucesso);
-Sincronia com o ambiente (reagir rapidamente a circunstâncias que se alteram);

c) Aspectos de organizacionais de rendimento – Treinamento de Habilidades Psicológicas:

– Planejar e preparar
– Desempenhar (atuar sob pressão, tomada de decisão)
– Avaliar (comparar e identificar onde pode ser melhorado)

Segundo Weinberg e Gould (2017) as habilidades psicológicas podem ser aprendidas, mas devem ser praticadas durante um tempo e integradas ao plano de treinamento pessoal, porém é comum à sua negligência por falta de conhecimento, de tempo ou à crença de que as habilidades psicológicas não são adquiridas ou aprendidas.
Para Weinberg e Gould (2017), a importância em desenvolver THP em atletas significa que o atleta terá maior controle do seu comportamento como por exemplo as técnicas para a regulação da ativação, a mentalização, o desenvolvimento da confiança, aumento da motivação, controle da ansiedade, habilidades para atenção e concentração, enfrentamento de lesões, estratégias de coping. Todas essas técnicas podem ser aprendidas e utilizadas para o desempenho esportivo e a prática esportiva.
O objetivo final do THP é fazer com que os atletas atuem efetivamente e de forma autônoma, sem a necessidade de orientações constantes um profissional, ou seja, após o THP o atleta deveria, supostamente, ser capaz de autorregular-se conforme o que se desejasse e conseguir adaptar-se às alterações do contexto ao qual está inserido. Esta capacidade de monitorar e controlar efetivamente os pensamentos, sentimentos e comportamentos, para metas foi denominada autorregulação (Weinberg e Gould, 2017).

Fonte:

Weinberg, R. S., & Gould, D. (2017). Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. Porto Alegre, Brasil: Artmed.
Posts recomendados

Deixe um comentário