Você sabe o que significa trabalho árduo? Bem, olhe para Wilma Rudolph.
Quando mais jovem, estava longe de ser uma maravilha em termos físicos. Nasceu prematuramente, a 20ª dos 22 filhos de seus pais, e estava sempre doente. Aos 4 anos de idade, quase morreu durante uma longa luta contra uma pneumonia dupla, escarlatina e poliomielite, cujo resultado foi a perna esquerda em grande parte paralisada. Os médicos lhe deram poucas esperanças de voltar a usá-la. Ao longo de 8 anos, ela se dedicou arduamente à fisioterapia, até que aos 12 anos de idade deixou de lado o aparelho que usava na perna e começou a caminhar normalmente. Ela passou imediatamente a aplicar a lição ao atletismo, embora tenha perdido todas as corridas que disputou em sua primeira competição oficial.
Depois de sua incrível carreira, ela declarou: “só quero ser lembrada como uma mulher que trabalhou duramente”. Uauu, que história!
Se isso não é uma lição de trabalho árduo, então o que seria?
Wilma Rudolph foi aclamada como a mulher mais veloz da Terra, depois de ganhar 3 medalhas de ouro em corridas de velocidade e de revezamento na Olimpíadas de Roma, em 1960.
Fonte:
Dweck, Carol S. Mindset: a nova psicologia do sucesso; tradução S. Duarte. – 1¤ ed. – São Paulo: Objetiva, 2017.p.97.
Tom Biracree. Wilma Rudolph. Nova York: Chelsea House, 1988.