Tipo de metas – Na literatura de psicologia do esporte e do exercício, as metas são vistas como centradas em resultado, desempenho ou processo (Burton, Naylor e Holliday, 2001; Hardy et al., 1996). A seguir, revisamos brevemente estes diferentes tipos de metas:
• As metas de resultado:
Normalmente enfocam um resultado competitivo de um evento, tal como vencer uma corrida, ganhar uma medalha ou marcar mais pontos do que o adversário. Portanto, alcançar essas metas depende não apenas do próprio esforço, mas também da capacidade e do jogo do adversário. Você pode jogar a melhor partida de tênis de sua vida e, ainda assim, perder; portanto, teria deixado de alcançar sua meta de resultado de vencer a partida.
• As metas de desempenho:
Enfocam o alcance de padrões ou objetivos de desempenho independentemente de outros competidores, em geral fazendo comparações com os próprios desempenhos anteriores. Por isso, as metas de desempenho tendem a ser mais flexíveis e a estar sob seu controle. Correr 1.600 metros em 6 minutos e 21 segundos ou melhorar a porcentagem de primeiros serviços com slice bem-sucedidos de 70 para 80% são exemplos de metas de desempenho.
• As metas de processo:
Enfocam as ações que um indivíduo deve praticar durante o desempenho para atuar bem. Por exemplo: uma nadadora pode estabelecer uma meta de manter o braço bem estendido ao dar impulso no nado livre; um jogador de basquetebol pode estabelecer a meta de chegar até a cesta e soltar a bola no ponto mais alto de seu salto. Curiosamente, uma pesquisa recente realizada por Kingston e Hardy (1997) demonstrou que as metas de processo são particularmente eficazes para influenciar a autoeficácia, a ansiedade cognitiva e a confiança de jogadores de golfe.
🔍Fonte:
Weinberg, Robert; Goul, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2017. pág. 324.
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