Teoria Psiconeuromuscular (PNM) – Segundo a PNM, os resultados da prática mental são percebidos mesmo quando ficamos quietos numa cadeira. Por exemplo, quando imaginamos participar de uma atividade física, produzimos pequenas contrações musculares, similares às geradas quando estamos vivendo essa experiência na realidade.
Isso pode ser comprovado por testes como o seguinte: com o equipamento chamado eletromiógrafo (IMG), podemos medir a atividade elétrica e as reações do corpo de um piloto de Fórmula 1 que esteja somente sentado em uma cadeira imaginando participar de uma corrida.
As alterações observadas em seu corpo são como se ele estivesse realmente na pista, pois suas reações correspondem a uma atividade real, e não apenas imaginária.
Essa importante descoberta demonstra a influência que o treinamento mental exerce na performance das pessoas, podendo ser usado para melhorar a concentração e o desempenho dos indivíduos, de atletas a astronautas.
Para os esportistas, tal treinamento pode e deve ser praticado antes, durante e depois das competições como um recurso a mais no condicionamento para as vitórias.
Fonte:
Fleury, Suzy. Competência emocional: o caminho da vitória para equipes de futebol / Suzy Fleury; prefácio de Wanderley Luxemburgo. São Paulo: Editora Gente, 1998. Pág 29 e 30.