TÉCNICAS PSICOLÓGICAS PARA MELHORIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM TÉCNICA – Atletas e treinadores esportivos sabem do potencial que a técnica mentalização ou, também denominada treino mental ou visualização, possuem para a melhoria do desempenho esportivo (SILVA e BORREGO, 2013).
No entanto, apesar de todos os atletas terem a aptidão para empregar esta técnica de forma eficaz, muitos não a utilizam de maneira constante (ALVES, 2011). A técnica chamada mentalização, é um processo fundamental para o conhecimento e promove uma compreensão apropriada, coesa com as exigências da situação.
Esta técnica é utilizada para coordenar o pensamento ou até mesmo reconhecer a situação e, quanto mais exato, coeso e elaborado for o processo de imaginação das diferentes etapas da ação, mais concreta será o cumprimento do plano desenvolvido (ALVES, 2011).
Há década pesquisadores como Corbin (1972) já definia visualização mental (mentalização) como repetição de uma tarefa, sem execução, que tem por finalidade de aprender, ou melhor, aperfeiçoar os aspectos técnicos da modalidade esportiva que pratica.
Portanto, mentalização é uma simulação mental consciente, planejada e repetida de experiências, incluindo ações motoras, estratégias e outras experiências sensoriais e deve fazer parte da rotina de treinamento dos atletas tanto quanto o treino físico.
A mentalização busca se aproximar ao máximo da experiência real utilizando os sentidos cinestésicos, auditivos, táteis e olfativos.
A mentalização ainda ajuda no controle da atenção, no desenvolvimento da autoconfiança e autoeficácia, planejamento e análise das competições, bem como, na recuperação de atletas lesionados e controle da dor (PESCA, 2004).
Fonte:
SILVA, Carlos & BORREGO, Carla C. Visualização mental – definições e aplicações. Revista da UIIPS, nº 1, vol 1, 2013.