Técnicas de ativação - Psicologia do Esporte São Paulo - Linhares Coach

Técnicas de ativação – Psicologia do Esporte São Paulo – Linhares Coach

Técnicas de ativação

Aumente a frequência respiratória.

O controle da respiração e a concentração podem produzir energia e reduzir tensão. Inspirações curtas e profundas tendem a ativar e a acelerar o sistema nervoso. A cada inspiração, você pode dizer “Entra energia” e, a cada expiração, “Sai cansaço”

Aja com energia.

Às vezes, quando você se sente letárgico e lento, agir energicamente pode ajudar a restabelecer o nível de energia. Por exemplo, para recuperar a energia, tenistas costumam saltar antes de sacar ou receber um saque. Muitos atletas gostam de pular corda ou dar uma pequena corrida um pouco antes do início de uma competição para se livrarem do frio na barriga”.

Use palavras de ânimo e enunciados positivos.

É certo que a mente pode influenciar o corpo. Dizer ou pensar palavras de ânimo (como forte, para frente, firme, agressivo, mova-se, rápido, acelerado, duro) pode ser energizante e ativador. Autoafirmações positivas também podem energizá-lo. Alguns exemplos incluem “Aguente”, “Eu consigo”, “Continue” e “Fique firme”.

Xingar e gritar.

Ao realizar uma atividade que demande empenho e força, como erguer pesos, muitas pessoas xingam, gritam ou produzem ruídos. Uma pesquisa de Welch e Ischampl (2012) investigou essa ideia usando o procedimento de artes marciais conhecido como o kiap. Ele inicia na região baixa do abdome e sobe ao peito, saindo pela boca. Trata-se mais de um grito gutural alto, oriundo do fundo do organismo, que de um grito produzido pelas cordas vocais e a garganta. Os resultados revelaram que o grupo que utilizou essa técnica (que incluiu atletas novatos e atletas experientes) mostrou um desempenho muito melhor numa tarefa para avaliar a força da pegada.

Escute música.

Música animada pode ser uma fonte de energia antes de uma competição, e muitos atletas escutam música com fones de ouvido antes de um jogo. Uma pesquisa de Bishop, Karageorghis e Loizou (2007) descobriu que os atletas, de forma consciente, selecionavam músicas antes de competições para provocar estados emocionais variados, inclusive melhora do humor e aumento da ativação. Uma declaração de especialistas da British Association for Sport and Exercise Sciences (Karageorghis, Terry, Lane, Bishop e Priest, 2012) e uma revisão da literatura (Karageorghis e Priest, 2012) referentes à música e ao exercício descobriram as seguintes tendências:
• A música reduz percepções de esforço (classificações de esforço percebido a intensidades de exercícios de moderadas a baixas, em torno de 10%.
• Não parece ter importância se a música é escolhida pela pessoa ou pelo pesquisador.
• A música parece intensificar o afeto, independentemente da intensidade do exercício.

Faça mentalizações energizantes.

A mentalização é outra forma de gerar sentimentos e energia positivos (veja o Capítulo 13). Mentalizar é visualizar alguma coisa que seja energizante para você. Um velocista, por exemplo, pode imaginar um leopardo correndo velozmente por uma planície. Um nadador pode imaginar que se move na água como um tubarão.

Faça um treino pré-competição.

Um treino pré-com-petição costuma ocorrer 4 a 10 horas antes da competição. Quando se sentem um pouco letárgicos, não é raro que os atletas saiam para treinar e fazer alongamentos antes de um evento, para ajudar a ativá-los.

Fonte:

Weinberg, Robert; Gould, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2017. Pág 269 e 270.

Posts recomendados

Deixe um comentário