Sindrome de Burnout – Weinberg e Gould (2001) apresentam em seus trabalhos diversos relatos de que a cobrança é um fator muito negativo na prática esportiva, especialmente se ela for excessiva.
A cobrança própria, ou auto-cobrança, para estes autores, advém da vontade dos atletas em vencer seus adversários para desfrutarem da vitória.
Entretanto, esta vontade resulta em um perfeccionismo muito grande, ocasionando uma pressão muito intensa dos próprios atletas pela vitória e pelo sucesso.
Por outro lado, a cobrança extrínseca também foi relatada pelo participante, e também, apontada como fator negativo.
Weinberg e Gould (2001) evidenciam que, quando os atletas são colocados em experiência de tremenda pressão psicológica, tal situação resulta, possivelmente, em um estresse, fruto da necessidade de vencer, na tentativa de agradar os outros (pais, técnicos, dirigentes, torcidas) e sentir-se valorizado.
Em alguns casos, tal pressão gera nos atletas insatisfação, podendo chegar inclusive à síndrome do burnout².
² O burnout (que em português significa exaustão) é explicado por Weinberg e Gould (2001) como sendo uma resposta psicofisiológica de esgotamento, resultado de esforços freqüentes e, muitas vezes, extremos.
Fonte:
WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001 pág 464-484