RECOMENDAÇOES PARA ESTABELECER METAS
#Especificas, metas que indiquem claramente o que fazer traz melhores resultados que outras vagas como se esforce ao máximo.
Por isso, se forem #mensuráveis, se pode quantificar o sucesso, ou o grau de avanço mesmo que não seja atingida em sua totalidade.
Que sejam orientadas a #ação também facilita que o atleta identifique as condutas desejadas para que possam ser reforçadas.
Às metas devem ser #realistas, e de preferência, #desafiadoras, mas não quase impossíveis. Metas difíceis costumam trazer melhores desempenhos que faça seu melhor, metas muito fáceis ou inexistentes.
E finalmente, que tenham #prazo definido com planejamento realista de tempo em que possa ser alcançada, mas não com demasiado espaço para que sejam postergadas.
Para recordar estas pautas, estadunidenses usam a sigla #SMART (esperto em inglês, compostas por Specific, Mesurable, Action-Oriented, Realistic e Timely – Específica, Mensurável, Orientadas a Ação, Realistas e Oportunas) (Weinberg e Gould, 2001).
🔍Fonte:
Conde, Erick; Filgueiras, Alberto; Angelo, Luciana; Pereira, Adriana; Carvalho, Cristiane. Psicologia do esporte e do exercício: modelos teóricos, pesquisa e intervenção – São Paulo: Pasavento, 2019. Pág 148.