O treinador Mike Krzyzewski, conhecido como Coach K, atual técnico da seleção norte-americana de basquetebol (medalha ouro nas Olimpíadas de Pequim ) e da equipe da Universidade de Duke, aborda em seu livro Beyond Basketball, (Além do Basquetebol) os valores essenciais do esporte e da vida. Ao tratar do tema RESPEITO, ele cita Michael Jordan em uma breve e significativa passagem.
Era o ano de 1992 e o Dream Team norte-americano, que ganharia a medalha de ouro nas Olímpiadas de Barcelona, esteva se preparando para a competição. Ao fim de um treinamento, Jordan se dirige ao Coach K, que fazia parte da comissão técnica, e pede: “Treinador, o senhor poderia me ajudar em uns exercícios extras de arremesso?” Coach K não apenas concordou como ficou animado com a ideia de interagir com o supercampeão.
Ao terminar os exercícios, Michael Jordan vira-se para o treinador e diz: “Muito obrigado Coach.” Uma passagem bastante simples que retrata a educação e o respeito que o ídolo internacional dispensava com todos com quem se relacionava. Coach K observa que Michael tratava todo mundo, independentemente da posição ou cargo ocupado, com o mesmo respeito.
Quais são seus valores?
Como você trata as outras pessoas?
Como você se desenvolve ainda mais?
Fonte:
Jordan, Michael. Nunca deixe de tentar. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. P 12-13.
Thiago Linhares – Master Coach Esportivo