Hoje vou falar da tão famosa PROCRASTINAÇÃO!
Você é do tipo de atleta que vive estressado e preocupado? Sente-se incompetente por não entregar as coisas na hora combinada? Sempre está com a sensação de atraso? Não fica o tempo suficiente com os filhos, pois nunca está presente na vida deles, e deixa pra mais tarde? Parece sempre deixar as coisas para depois?
Procrastinar, segundo o Google, é o ato de transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair. Pois bem:
Em um estudo publicado no jornal Psychological Science identificou um possível gene da procrastinação. O fato é que nossos ancestrais não tinham o hábito de planejar o futuro e acabavam tendo de tomar frequentes decisões em razão do momento, inclusive para sobreviver. Nossos ancestrais, por exemplo, saíam para buscar alimento, mas durante o percurso surgia um predador, então, eles tinham de abandonar o plano maior da caça e se concentrar ali no presente, naquilo que se apresentava bem à frente deles, concentrar-se na própria proteção e sobrevivência.
Não temos predadores reais na nossa rotina diária da vida moderna, mas a quantidade de distração que surge com propagandas, redes sociais, notificações de e-mails, mensagens de WhatsApp e um monte de outras informações acaba deflagrando o mesmo comportamento pré-histórico, ou seja, deixamos o objetivo principal do dia para nos concentrar naquilo que acabou de “pular” à nossa frente.
E aí atleta, o que você tem feito para se organizar melhor?
Você sabia que existem técnicas para treinar sua mente e driblar barreiras da procrastinação?