Preparo Psicológico – Na perspectiva de estimular o desenvolvimento de competências para atletas, Nideffer (1992) citado por Brandão (2004) defende que no esporte contemporâneo o que tem feito mais diferença entre as equipes é sua preparação psicológica, uma vez que os treinamentos e capacitação de talentos são eficazes e tendem a igualar as equipes.
Brandão (2004) complementa explicando que principalmente no esporte de alto rendimento, que é o caso do futebol, o treinamento psicológico se faz mais importante, uma vez que pode se tornar o diferencial para o sucesso.
Recentemente, Weinberg e Gould (2006), expuseram o Treinamento de Habilidades Psicológicas (THP), que se caracteriza pela prática sistemática e consistente de habilidades psicológicas, que tem por objetivo manter e focalizar a concentração, regular os níveis de ativação, aumentar a confiança e manter a motivação do atleta.
Os autores (Weinberg & Gould, 2006) colocam que há várias formas de desenvolver um THP, mas que ele deve sempre seguir três passos.
1. O primeiro é a fase da educação, ou seja, explicitar ao atleta a importância do treinamento psicológico, por meio de exemplos, tais como, o papel da ansiedade no desempenho final da modalidade, o nível que ela deve estar para se agregar sucesso;
2. A segunda fase é composta da aquisição, que apresenta estratégias e técnicas para o aprendizado dessas habilidades psicológicas;
3. E a última fase é a prática, que busca autonomizar as habilidades, integrá-las com seu desempenho esportivo e simulação de uma situação real de competição em que a habilidade é necessária.
Expõem que o treinamento deve ocorrer de uma a duas vezes na semana, antes e depois dos treinos esportivos.
Artigo:
DA ROCHA, G. M.; MONTEIRO, M. F. B. Programa de treinamento de habilidades sociais para a prática do futebol. Psicologia Argumento, [S. l.], v. 30, n. 68, 2017. DOI: 10.7213/psicol.argum.5879. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19561. Acesso em: 5 maio. 2023.
Fontes:
Brandão, M. R. (2004). Ciência do futebol organizado por Barros e Guerra. Barueri: Manole.
Weinberg, R. S., & Gould, D. (2006). Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício (2a ed). Porto Alegre: Artmed.