Pratica deliberada. As pesquisas fundamentam a noção de que o alto desempenho não cai no colo de ninguém. O sucesso só acontece depois de muito trabalho ao longo de muitos anos – e não só depois de muito trabalho sem sentido, mas um trabalho que seja preciso e exato.
Realmente, parece haver um caminho estreito para o alto desempenho, mas muitos caminhos para a mediocridade. O professor K. Anders Ericsson, da Florida State University, estudou o fenômeno pelo qual: “em praticamente todos os campos de atuação, a maioria das pessoas aprende rapidamente no início, depois mais lentamente, e em seguida para de evoluir completamente”.
Ericsson e seus colegas concluíram que “ninguém é excelente sem trabalho”* Isso não revela muito além do que já sabemos, mas seu estudo em seguida afirma que, embora o trabalho duro seja fundamental, não se trata de qualquer trabalho – mas de um trabalho de um tipo particular.
Afinal, muitas pessoas trabalham duro por anos, até mesmo décadas, sem nunca realmente melhorar, que dirá acelerar seu crescimento. Esses pesquisadores chamaram a isso de “prática deliberada”.5Eu, pessoalmente, gosto da expressão “prestar atenção aos detalhes”.
Fonte:
Manning, Craig. Uma mente destemida: 5 passos essenciais para o desempenho superior. São Paulo: Clio Editora, 2013. pág 24 e 25.