Pesquisas sobre Metas - Coaching Esportivo - Linhares Coach

Pesquisas sobre Metas – Coaching Esportivo – Linhares Coach

Pesquisas sobre Metas – Além de melhorar nosso entendimento do que torna as metas mais eficazes, os pesquisadores da psicologia do esporte aprenderam muito sobre o processo de estabelecimento de metas, inclusive como as pessoas as estabelecem, quais são mais importantes para elas, que barreiras as impedem de atingi-las e como diferentes tipos de indivíduos diferem no estabelecimento de suas metas.

Pesquisas usando questionários e entrevistas com atletas universitários, olímpicos e juvenis (Weinberg, Burke e Jackson, 1997; Weinberg, Burton, Yukelson e Weigand, 1993, 2000) revelaram muito sobre preferências dos atletas e estratégias de estabelecimento de metas, incluindo o seguinte:

• Quase todos os atletas usavam algum tipo de estabelecimento de metas para melhorar o desempenho, considerando-as de moderada a altamente eficazes.

• Melhorar o desempenho (atletas olímpicos), vencer (atletas universitários) e divertir-se (atletas juvenis) eram as metas mais importantes para os atletas. Consistiam nas três principais para cada tipo de atleta, embora a primeira meta variasse.

• Os atletas comentavam que preferiam metas moderadamente difíceis, difíceis e muito difíceis; essas eram, em ordem, as três principais preferências para dificuldade da meta. Surgiram, porém, enormes diferenças individuais em relação à preferência por dificuldade de metas.

• Para atletas universitários, as principais barreiras para alcançar as metas incluíam estresse, fadiga, pressões acadêmicas, relacionamentos sociais e falta de tempo. Para atletas olímpicos, as barreiras eram, basicamente, internas (p. ex., falta de confiança, falta de feedback da meta, muitas metas ou metas conflitantes), ou externas (p. ex., falta de tempo, compromissos de trabalho, responsabilidades familiares e pessoais).

• As mulheres estabeleciam metas mais frequentemente e consideravam-nas mais eficazes do que os homens (exceto as de resultado).

• Os atletas não escreviam suas metas de forma sistemática, embora pensassem muito sobre elas.

• Quanto mais experiência os atletas tinham com o estabelecimento de metas, melhores eles se tornavam no desenvolvimento de estratégias eficazes para seu estabelecimento.

• A principal razão que os atletas deram para estabelecer metas era dar-lhes orientação e mantê-los concentrados na tarefa a ser executada.

• Atletas que usavam múltiplas estratégias de metas exibiam melhor desempenho.

• Diferenças individuais (p. ex., orientação ao objetivo, lócus de controle) precisam ser consideradas no estabelecimento de metas.

Embora os pesquisadores, tanto em psicologia geral como em psicologia esportiva, tenham produzido evidências consideráveis de que o estabelecimento de metas é uma técnica poderosa para melhorar o desempenho, ela não é um método garantido.

Deve ser implementada com reflexão, entendimento do processo e planejamento.

Métodos sistemáticos são necessários, bem como momitoração do processo, caso se busque a determinação de quando e onde o estabelecimento de metas funciona melhor num programa.

Fonte:

Weinberg, Robert; Gould, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2017. Pág 327.

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