Pat Riley, que foi dos Los Angeles Lakers, é o treinador mais vitorioso na história do basquete profissional americano. Alguns dizem que ele teve sorte, por contar com jogadores excepcionais. É verdade que ele teve mesmo atletas incríveis, mas muitas outras pessoas dispuseram de recursos para o êxito, e não o conseguiram de uma forma tão sistemática.
A capacidade de Pat para o sucesso baseou-se em seu compromisso com CANI, melhoria constante e incessante! Ele disse que no início da temporada de 1986 tinha um grande desafio nas mãos. Muitos jogadores haviam realizado o que julgavam ser a sua melhor temporada no ano anterior, e mesmo assim perderam para o Boston Celtics.
Em busca de um plano viável para levar seus jogadores a um nível superior, ele optou pelo tema das pequenas melhorias. Convenceu-os de que aumentar a qualidade de seu jogo em apenas 1%, sobre o melhor de cada um, faria uma grande diferença na temporada. Parece ridiculamente pequeno, mas quando se pensa em 12 jogadores aumentando em 1% sua habilidade na quadra, em 5 áreas diferentes, o esforço combinado cria uma equipe que é 60% mais eficiente do que era antes. Uma diferença total de 10% provavelmente seria suficiente para ganhar outro campeonato.
O verdadeiro valor da filosofia, no entanto, é que todos acreditaram que era possível. Todos tiveram certeza de que poderiam melhorar pelo menos 1% em relação ao melhor pessoal, nas 5 áreas principais do jogo, e esse senso de certeza na busca de seus objetivos levou-os a explorar potenciais cada vez maiores.
O resultado?
Quase todos melhoraram em pelo menos 5%, e muitos chegaram a 50%. Segundo Pat Riley, 1987 tornou-se a temporada mais fácil para a equipe. CANI! Funciona, se você se empenhar.
Lembre-se de que a chave para o sucesso é desenvolver um senso de certeza, o tipo de convicção que lhe permite se expandir como pessoa, e assumir a ação necessária para tornar ainda melhor a sua vida e as vidas das pessoas ao seu redor. Você pode acreditar hoje que alguma coisa é verdade, mas precisa se lembrar que, à medida que os anos passam e vamos crescendo, estará exposto a novas experiências. E podemos desenvolver convicções ainda mais fortalecedoras, abandonando coisas sobre as quais outrora tínhamos certeza.
Compreenda que suas convicções podem mudar, à medida que adquire referências adicionais. O que realmente importa hoje é se suas convicções o fortalecem ou enfraquecem. Comece hoje mesmo a desenvolver o hábito de focalizar as consequências de todas as suas convicções. Estão fortalecendo sua base, ao impulsioná-lo para a ação na direção que deseja, ou contêm o seu avanço?
“Assim como pensa em seu coração, assim ele é.” PROVÉRBIOS 23:7.
Fonte:
Robbins, A. desperte seu gigante interior. 22ª edição. – Rio de Janeiro, 2012. p.119.