Pare de se comparar com os outros! Por que você se compara com os outros? Com quem você imagina que está competindo?
Em uma pesquisa realizada por 3 acadêmicos nos Estados Unidos afirmou que, em geral, os competidores que conquistam a medalha de prata, ou seja, o 2º lugar, não ficam tão satisfeitos quanto aqueles que levam o bronze, 3º lugar. Segundo os pesquisadores, quem fica em 3º lugar fica mais feliz do que quem não ganhou, o ouro.
A explicação, de acordo com Thomas Gilovich, um dos coautores do estudo, o ser humano tem a tendência de olhar para frente e, quando vê que não está em 1º lugar, acaba se frustrando. “Eu tenho a prata, mas o ouro não está comigo”, afirma Gilovich.
Para ele, a situação de quem pega a bronze é um pouco diferente. O atleta sente que poderia ter ido melhor, mas fica feliz por, apesar do seu desempenho, estar no pódio, entre os três melhores.
Para o professor de psicologia da Universidade da Pensilvânia, Madey Scott, que também participou do estudo revela o seguinte: “é como um aluno que recebe uma nota B faltando um ponto para um A. O B passa a não ser bom, não é interessante, afirma.
Pare de se comparar com os outros, para avançar!
De hoje em diante, pare de se comparar com outra pessoa ou outro atleta. Olhe e observe realmente onde você está.
Se você se comparar com você mesmo você vai observar o progresso, e isso é o mais importante. Lembre-se de onde você veio, de onde você está, e onde quer chegar. E sempre se pergunte: estou evoluindo?
E nunca, nunca mesmo, se permita desistir! Evolua!
Fonte:
O artigo original em inglês, que está um pouco mais completo: http://www.usatoday.com/sports/olympics/vancouver/2010-02-22-bronze-beats-silver_N.htm
Saiba mais: