Paixão, Garra e Perseverança. A garra é uma mistura de paixão, perseverança e autodisciplina que nos faz seguir em frente apesar dos obstáculos. Não é algo que chama muita atenção, mas não é para chamar. Num mundo em que nos distraímos frequentemente com brilhantes demonstrações de talento, ter garra é o que faz diferença a longo prazo.
Recentemente, Angela Duckworth, pesquisadora da Universidade da Pensilvânia, mediu a influência da garra em 1.200 cadetes novatos da Academia Militar dos Estados Unidos antes de um brutal treinamento de verão. Ela passou aos cadetes um pequeno teste,17 perguntas cujas respostas serviriam de base para a avaliação da capacidade deles de persistir:
✅rumo às metas;
✅de continuar motivado mesmo diante do fracasso;
✅e de seguir em frente apesar dos obstáculos.
O teste – que durou cerca de dois minutos – revelou de forma bastante fiel o potencial de sucesso dos cadetes, muito mais do que os usuais deste de QI, psicológicos e de aptidão física utilizados pela própria Academia Militar. O teste de Angela passou a ser usado em escolas, empresas e diversos outros ambientes, para prever o sucesso.
Ter garra não é algo congênito, mas uma habilidade que desenvolvemos como se fosse um músculo, e esse desenvolvimento começa bom a consciência. Por exemplo:
❓Ao se deparar com um obstáculo, como você reage?
❓Tende a focar o objetivo de longo prazo ou vive mudando de interesse?
❓O que está procurando a longo prazo?
💡
Comece a prestar atenção nas áreas da sua vida em que você tem garra e valorize esse atributo em si mesmo e nos outros.
🔍Fonte:
Coyle, Daniel. O segredo do talento. Riode Janeiro: Sextante, 2014. pág.111 e 112.
📍Se você curtiu esse texto, compartilhe!