O teste do marshmallow
Gratificação adiada
[ Todo o que ama a disciplina ama o reconhecimento, mas aquele que odeia a repreensão é tolo. Provérbios 12:1]
Um grupo de pesquisadores resolveu fazer um teste com crianças de quatro anos de idade. Elas eram levadas para uma sala onde havia um marshmallow sobre uma mesinha. O pesquisador dizia que poderiam comer o doce na hora que quisessem. Porém, ele as informa que, se esperassem seu retorno sem comer o doce, ganhariam dois marshmallows.
O pesquisador então saía e deixava a criança sozinha com a tentação. Os cientistas ficavam observando o que é que as crianças faziam para resistir. Algumas cantavam, contavam histórias, brincavam com os dedos. Houve uma que até chegou a lamber a mesa.
Os pesquisadores acompanharam essas crianças por anos. Eles descobriram que as que haviam conseguido esperar se tornaram mais bem-sucedidas na vida. No teste de admissão para faculdade, em média, eles fizeram 210 pontos a mais que aquelas que foram apressadas. Saber esperar é a “aptidão suprema”.
só a gente madura consegue esperar. Muitos não resistem aos impulsos e não os controlam. Alguns não conseguem ver que, se pagarem o preço da disciplina e andarem a segunda milha, vão desfrutar mais tarde as recompensas prometidas.
por isso, precisamos aprender desde cedo a praticar alguns bons hábitos. Tão logo começamos a pô-los em prática, criamos um impulso que desencadeia uma série de outros hábitos bons. infelizmente, se isso não ocorre, surgem impulsos que desencadeiam hábitos negativos.
A gratificação adiada é a melhor maneira de tocar a vida com responsabilidade e é um componente poderoso para desenvolver a disciplina. Peça a Deus que lhe dê domínio próprio e não troque a felicidade eterna por prazeres momentâneos.