O sucesso e o atleta – O sucesso é expresso como ‘alcançar o objetivo determinado’ e ‘alcançar o desejado’ (SARIER, 2016). A percepção do sucesso é a crença dos indivíduos sobre o sucesso e quão especialistas que eles se sentem (ERDOĞAN, 2013). É de grande importância conhecer os fatores que afetam o sucesso dos estudantes e as percepções de sucesso (RENÇBER, 2012).
O sucesso varia consideravelmente, dependendo do que se entende deste conceito (DEMIRTAŞ; ÇINAR, 2004). Não se deve esquecer que a percepção do sucesso varia de pessoa para pessoa, assim como de lugar para lugar.
Enquanto o baixo sucesso em qualquer esporte ou em uma partida é suficiente para um atleta, um sucesso normal em outro campo, em outra partida, pode significar fracasso para ele.
Em outras palavras, o atleta determina seus próprios limites de sucesso de acordo com a situação (YIĞIT, 2019). Se não há percepção de sucesso no esporte, não podemos falar de sucesso individual.
Os atletas devem ser bem-sucedidos para satisfazer seus desejos. O sucesso é necessário para atingir o objetivo desejado.
Podemos dizer que os indivíduos precisam trabalhar com entusiasmo para serem bem-sucedidos.
Artigo:
Dalbudak, İbrahim, and Melih Balyan. “A Relação Entre O Bem-estar Psicológico E a Percepção De Sucesso Dos Alunos Do Ensino Médio Que Praticam Esportes.” Política E Gestão Educacional 25.2 (2021): 1432-450. Web. Disponível em: <https://doi.org/10.22633/rpge.v25i2.15498>. Acesso em 20 de abr. de 2023.
Fontes:
DEMIRTAŞ, H.; ÇINAR, İ. Yönetici, Öğretmen, Veli ve Öğrencilerin Başarı Algısı ve Eğitime İlişkin Görüşleri. In: ULUSAL EĞITIM BILIMLERI KURULTAY BILDIRISI, 13., 2004, Malatya. Proceedings […]. Malatya, Turkey, 2004
ERDOĞAN, O. İlköğretim Öğretmenlerinin Öz Yeterlilik ve Başarı Algılarında Yordayıcı Olarak Akademik İyimserlik, Umut ve Mesleki Haz. 2013. Tezi – Gazi Üniversitesi, Ankara, 2013.
RENÇBER, B. A. Üniversite Öğrencilerinin Akademik Başarılarını Etkileyen Faktörler. Çankırı Karatekin Üniversitesi Sosyal Bilimler Enstitüsü Dergisi, v. 3, n. 1, p. 191-198, 2012.
SARIER, Y. Türkiye’de Öğrencilerin Akademik Başarısını Etkileyen Faktörler: Bir MetaAnaliz Çalışması, Hacettepe Üniversitesi Eğitim Fakültesi Dergisi, v. 31, n. 3, p. 609-627, 2016.
YIĞIT, Ş. M. Öğrencilerin Spora Özgü Başarı ve Motivasyon Düzeylerinin İncelenmesi. Social Science Studies, v. 7, n. 1, p. 249-258, 2019.