O QUE MEMBROS DE UM GRUPO PODEM FAZER?
• CONHECER OS MEMBROS DO GRUPO.
Quanto melhor os membros da equipe se conhecerem, mais fácil é aceitar diferenças individuais. Os indivíduos devem encontrar um tempo para conhecer seus companheiros, especialmente os novos membros.
• AJUDAR OS MEMBROS DO GRUPO SEMPRE QUE POSSÍVEL.
Ser uma equipe significa que os indivíduos são mutuamente interdependentes. Ajudar uns aos outros cria espírito de equipe e une os companheiros. Por exemplo: se uma companheira de equipe está tendo problemas com lances livres no basquetebol, você pode se oferecer para ajudá-la, especialmente se for competente nesse aspecto do jogo.
• OFERECER REFORÇO POSITIVO AOS MEMBROS DO GRUPO.
Apoiar os companheiros, em vez de ser negativo e crítico, é meio caminho para o desenvolvimento de confiança e apoio. Os membros da equipe devem ser especialmente sensíveis, positivos e construtivos quando um companheiro está passando por uma adversidade. A ajuda e o apoio dados a esse jogador também ajudam a equipe.
• SER RESPONSÁVEL.
Os membros do grupo não devem ter o hábito de culpar os outros por maus desempenhos. Trocar acusações não serve a nenhum propósito. Quando as coisas não vão bem, os jogadores devem buscar mudanças positivas e construtivas e voltar ao caminho certo.
• COMUNICAR-SE HONESTA E ABERTAMENTE COM O TÉCNICO OU LÍDER.
OS membros da equipe devem se comunicar com o técnico aberta e honestamente. Os elementos da equipe devem garantir que o técnico receba informações exatas sobre o que está ocorrendo na equipe. Quanto melhor todos se entenderem, maiores as chances de sucesso e harmonia da equipe.
• RESOLVER CONFLITOS IMEDIATAMENTE.
Se um membro da equipe tiver uma queixa ou um conflito com o técnico ou um companheiro, ele deve tomar a iniciativa para resolver a situação e aliviar a tensão. Os jogadores não devem apenas reclamar e ventilar os sentimentos. Jogadores e técnicos devem reagir imediatamente ao problema para que não se acumulem sentimentos negativos a ponto de, mais tarde, ocorrer uma explosão.
• DAR 100% DE ESFORÇO O TEMPO TODO.
Esforçar-se, especialmente nos treinos, ajuda a unir a equipe. Dedicação e compromisso são contagiosos. Dar um bom exemplo geralmente tem um impacto positivo sobre a unidade da equipe.
Referência:
WEINBERG, Robert; GOULD, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. Tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro, Regina Machado Garcez. Pág 183 e 184.