O QUE É TREINAMENTO MENTAL? Nos últimos anos, cientistas que se ocupam com o estudo do treinamento esportivo, concentraram a atenção no fenômeno das imagens que se criam no cérebro do atleta. Essas imagens são produtos da prática de suas ações e ao mesmo tempo determinam maior eficiências às mesmas.
Mente e corpo estão em estreita relação, construídos sob a base de experiências perceptivas, motoras e sensoriais. O atleta é um sistema complexo, e muitas são as variáveis ligadas ao processo de otimização.
De um lado, existem os recursos e as potencialidades biológicas, do outro, as potencialidades psicológicas. Existem diferentes conceitos sobre treinamento mental.
Vários autores (UNESTAHL, 1989; GOULD; DAMARIJIAN, 2000; EBERSPÄCHER, 1995; ORLiCK, 19g0; NIDEFFER, 1985; SUINM, 2993) entendem que treinamento mental (prática mental) adota um conceito complexo de diferentes habilidades mentais como, por exemplo, estabelecimento de metas, aumento da autoconfiança, desenvolvimento da concentração, visualização e imaginação, controle da ativação e da ansiedade, rotinas mentais para a competição e outros aspectos importantes para o controle da tensão excessiva.
Samulski (1997, p. 143) entende por treinamento mental “a imaginação de forma planificada, repetida e consciente de habilidades motoras, técnicas esportivas e estratégias táticas”.
Já Eberspächer (1995, p. 148) entende por treinamento mental “a repetição planejada da imaginação consciente de uma ação de forma prática”.
Fonte:
Cárdenas, Ramón Nuñez; Freire, Ivete de Aquino; Pumariega, Yesica Nuñez. Preparação psicológica no esporte. – 1. ed. -Curitiba: Appris, 2017. Pág 131 e 132.