NO FLOW – A atenção se foca totalmente nos elementos constituintes da atividade. Tudo que é externo à atividade, toda a vida que acontece do lado de fora do ambiente em que o individuo se encontra, desaparece de sua consciência. Cessam-se todas as ruminações mentais, principalmente as negativas, e o individuo temporariamente esquece todos os seus problemas e preocupações do dia a dia, como trabalho, estudo e contas a pagar.
O indivíduo só pensa na atividade que está exercendo e no momento presente. Sua atenção fica toda focada no presente, não pensando no passado e nem no futuro. O individuo vive plenamente o momento, não pensando no que aconteceu antes e nem no que vai acontecer depois.
NO FLOW – ATLETA
Na experiência de flow, é comum o individuo reportar que o temp18o passa tão rápido que ele nem percebe, e que quanto mais agradável é a experiência, mais rápida é a sensação da passagem do tempo.
A concentração, o controle e o estado emocional dependem fundamentalmente da relação entre os desafios oferecidos pela atividade, de um lado; e de suas habilidades e capacidades, de outro.
Quando os desafios superam as habilidades, a concentração se eleva, mas o controle e o humor decaem, gerando ansiedade, que será proporcional ao nível de desequilíbrio. Para entrar em flow, o indivíduo precisará praticar mais e aprimorar suas habilidades.