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Inteligência Emocional – Coaching Esportivo – Linhares Coach

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – AMBIENTE DE TRABALHO

O LUGAR DAS EMOÇÕES NO TRABALHO E NO DESENVOLVIMENTO DA SUA CARREIRA

Algumas pessoas pensam que as emoções desempenham um papel importante apenas na vida pessoal e, quanto menos emocional você for no trabalho, melhor. No entanto, as emoções são importantes na prática profissional também: eles influenciam nossas decisões, nos ajudam a compreender o mundo à nossa volta e são cruciais em qualquer interação com os outros.
Por isso, o controle das emoções é essencial para o sucesso no trabalho em equipe, para a liderança e para criação de oportunidades e parcerias. A falta de inteligência emocional pode inclusive colocar o seu emprego em risco. Se todos perceberem quando você está entediado ou irritado, ou que você acha que algo que um colega está dizendo é estúpido, isso irá prejudicá-lo. Explosões emocionais, atitude agressiva ou indiferente com os colegas de trabalho são algumas formas que demonstram falta de inteligência emocional.
Todo mundo sabe que você pode até ser demitido se for incapaz de trabalhar bem com os outros. Habilidade para trabalhar em equipe e capacidade de colaboração é parte essência da lista de habilidades mais importantes e desejadas pelas empresas.
Por isso, a inteligência emocional é vista e descrita como fundamental para o desenvolvimento de ‘habilidades interpessoais’ (soft skills) como, por exemplo, habilidade de comunicação, tomada de decisão, automotivação, etc.

inteligencia-emocional-lideranca-coaching-esportivo-linhares-coachIMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA A LIDERANÇA

O desenvolvimento da inteligência emocional no trabalho é essencial para a criação de líderes realmente eficazes. Isso porque um líder precisa não só saber lidar com os próprios sentimentos, mas também com os dos integrantes de sua equipe.
Tenha em mente que um dos papéis desse profissional é justamente servir de mediador em várias situações. Seja em uma reunião ou em uma discussão entre colaboradores.
Por conta disso é que a inteligência emocional no trabalho é tão importante. É por meio dela que um verdadeiro líder saberá conduzir determinadas situações do a dia a dia, de modo a evitar prejuízos tanto para a empresa, como, também, para os funcionários.
De modo geral, os indivíduos podem desenvolver diferentes níveis de inteligência emocional, mas, no caso dos líderes, esse grau precisa ser muito alto. Isso porque ele lida com uma quantidade maior de sentimentos alheios, o que demanda mais esforço e compreensão.
O desenvolvimento dessa capacidade acaba trazendo uma série de benefícios não só para os funcionários e empresas, como, também, para quem está na liderança.
Como aprendemos que a inteligência emocional pode levar a uma vida realizada, agora você pode perguntar se é possível aumentá-la? A resposta é sim, e uma série de exercícios podem ajudá-lo a alcançar isso.
Se você quiser melhorar sua autoconsciência e autocontrole você pode praticar usando diálogos internos que fortaleçam sua Mindset. Isso irá ajudá-lo a identificar e nomear seus sentimentos.
Se você quiser melhorar sua empatia, você pode tentar espelhar a linguagem corporal de outra pessoa. Isso é útil porque a linguagem corporal não expressa apenas emoções – também as evoca. Então, por exemplo, ao espelhar a postura tensa de outra pessoa, você pode induzir tensão em você mesmo.
Se você quiser melhorar a sua capacidade de se automotivar e pensar de forma mais positiva, siga este conselho: entenda que o fracasso é parte do processo de evolução, e que pessoas que se convencem de que as falhas são devidas a algo que podem mudar, não desistem tão facilmente. Eles continuam tentando porque acreditam que um resultado bem-sucedido depende de suas próprias ações.
Em contraste, aqueles que atribuem um revés a algum déficit pessoal permanente provavelmente desistirão em breve. Eles estão convencidos de que não há muito o que eles podem fazer sobre seu sucesso de qualquer maneira. Se você quer ser bem-sucedido, tente evitar esse tipo de pensamento.
Para aumentar seu controle emocional você pode desenvolver o hábito de meditar. Meditação reduz a intensidade de emoções negativas. Outras técnicas para eliminar pensamentos e emoções negativas e cultivar sentimentos positivos como, por exemplo, o cultivo da gratidão pode ser aprendidos e utilizados para nos ajudar a aumentar nosso controle emocional.
O conselho para desenvolver a empatia é aprender a dar feedbacks construtivos. Se você tem que criticar alguém, seja específico e ofereça uma solução. Escolha um incidente e aponte exatamente o que deveria ter sido feito de forma diferente e o que foi feito com sucesso, se você for claro o destinatário não se sentirá desvalorizado e confuso. Fonte: Silva, 2017a.

A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO SEU SUCESSO

Uma pesquisa realizada em 1994, na Universidade de Berkeley, com estudos mostrando a eficácia do Quociente Emocional como indicador de sucesso ou fracasso profissional, comprovou que as habilidades próprias da inteligência emocional são quatro vezes mais importantes que as da inteligência analítica na hora de determinar o prestígio e o sucesso profissional.
A maioria das situações acadêmicas e de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Dessa forma, pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.

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COMO AUMENTAR A SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

• Motive a si mesmo (a)
• Tenha vontade para prosseguir, apesar dos fracassos
• Controle seus impulsos
• Regule seus estados de ânimo
• Procure ter empatia com os outros
• Demonstre confiança nos seus colaboradores
• Procure criar um bom ambiente ao seu redor
• Procure ser amável e atencioso (a)

FONTE:

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. São Paulo: Objetiva, 2014.
Revista Ciência em Foco, 2020. pág.15
SILVA, B. R. Inteligência emocional: o que é e como desenvolvê-la para alcançar uma vida pessoal e profissional de sucesso. Mentalidade de crescimento.
https://blog.solides.com.br/inteligencia-emocional-no-trabalho/
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