Insegurança para jogar: problemas que mais perturbam os jogadores de tênis não são aqueles associados à técnica do manejo da raquete. Existem livros e profissionais em abundância para tratar desse tema. As limitações físicas também são uma preocupação menor. A reclamação mais comum ouvida nos corredores e vestiários esportivos é: “O problema não é saber o que fazer, mas sim não conseguir fazer o que sei!”. E aí? Outras reclamações constantemente expressadas por profissionais do tênis são:
• Jogo melhor nos treinos do que nas partidas oficias;
• Sei exatamente o que está errado com meu forehand, mas não consigo corrigir o vício;
• Quando estou extremamente empenhado em executar um golpe da forma que o livro descreve, erro sempre;
• Quando me concentro em alguma instrução, esqueço de fazer outra;
• Todas as vezes que chego perto de um match-point contra um adversário de alto nível, fico nervoso e perco a concentração;
• Sou meu pior inimigo;
• Eu mesmo me derroto;
A maioria dos atletas de qualquer modalidade enfrenta problemas iguais ou similares a esses, e costuma ser difícil encontrar uma forma de resolvê-los. O jogador normalmente depara com aforismos pouco úteis, como: “Bem, o tênis é muito psicológico, e você precisa desenvolver as atitudes mentais necessárias”, ou “você precisa ser confiante e ter o desejo de vencer, caso contrário será sempre um perdedor”. Mas como “ser confiante” ou desenvolver a “atitude mental necessária”? Essas perguntas costumam ficar sem resposta.
E é nessa lacuna que se deve refletir sobre como melhorar o processo mental que traduz a informação técnica de como rebater uma bola em uma ação efetiva.
Desenvolva o preparo mental, com o as técnicas de Coaching, assim como a parte tática, técnica e física, caso contrário continuará o mesmo.
Fonte:
Galllwey, W. Timothy. O jogo interior do tênis: guia clássico para o lado mental da excelência no desempenho. – São Paulo: Sportbook, 2016. p.17.
Entendi que, na maioria das vezes estamos em luta contra nós mesmo, fazemos um tipo de jogo mental, sendo assim, ficamos precionados e não tendo calma, então o principal “jogo” que devemos “ganhar”/ controlar é o jogo mental
Graaande João!!!
O principal “jogo” que devemos “ganhar”/ controlar é o jogo mental!!!
Isso mesmo… Vença você mesmo e conquiste seu sucesso!!
Abraço aí João e #tmj