img_20170208_184452_948

Michael Phelps é um dos maiores atletas da história. Ele possui 22 medalhas olímpicas, sendo 18 de ouro, e ainda detentor de 6 recordes mundiais. Essas marcas, surpreendentes por si só, não chegaram somente pelos treinos realizados nas piscinas e academias. Phelps é um tipo de atleta que está o tempo inteiro se preparando, o tempo inteiro treinando o físico e a mente.

Segredo:
Antes de se aposentar das piscinas, o nadador tinha um treino que fazia parte de sua planilha. Toda noite, por minutos incontáveis, o americano se imaginava nadando todas as modalidades que competia. Phelps ensaiava cada braçada, cada movimento, calculava a distância de seu deslocamento (19 a 21 braçadas até atravessar a piscina), e sentia a força que lhe impulsionava.

Treino Mental:
Para vencer a final olímpica dos 200 metros borboleta de Pequim, mesmo com seus óculos de natação cheios de água, Phelps sabia exatamente quando precisaria fazer as viradas e tocar a borda da piscina, pois sua preparação mental diária era tão intensa e de qualidade, que deu a ele confiança suficiente para saber o momento da chegada, mesmo sem ver nada.

Depois da prova um repórter perguntou como fora a sensação de nadar cego: “Foi como imaginei que fosse”, disse Phelps.

Supreendente?
Para um verdadeiro atleta, que faz isso em sua rotina é simplesmente normal! Ele apenas repetiu o que fazia diariamente, nada mais!

Esse exercício mental realizado por Phelps é uma das ferramentas de Coaching e PNL, que nós Coaches Esportivos utilizamos para potencializar as capacidades atléticas de todos os atletas, caso necessite!

Fonte:
Duhigg, Charles. O poder do hábito. 1ª ed. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. p. 125-131.

 

Thiago Linhares

Master Coach Esportivo

Posts recomendados

Deixe um comentário