Hábitos como eles se formam - Psicologia do Esporte - Linhares Coach

Hábitos como eles se formam – Psicologia do Esporte – Linhares Coach

Hábitos como eles se formam – Em 1898, um psicólogo chamado Edward Thorndike conduziu um experimento que estabeleceria as bases para nossa compreensão de como os hábitos se formam e as regras que guiam nosso comportamento.

Thorndike estava interessado em estudar o comportamento dos animais e começou trabalhando com gatos.Ele colocava cada gato em um dispositivo conhecido como caixa quebra-cabeça, que fora projetado para que o gato pudesse escapar através de uma porta “por meio de algum ato simples, como puxar uma cordinha, pressionar uma alavanca ou pisar em uma plataforma”.

Por exemplo, uma caixa continha uma alavanca que quando pressionada abria a porta lateral da caixa. Uma vez aberta a porta, o gato poderia sair e correr até uma tigela com comida.

A maioria dos gatos queria fugir assim que era colocada dentro da caixa. Eles enfiavam o nariz nos cantos, as patas pelas frestas e arranhavam os objetos soltos na caixa. Depois de alguns minutos de exploração, eles apertavam a alavanca mágica, a porta se abria e eles escapavam.

Thorndike registrou o comportamento de cada gato em muitas tentativas. No começo, os animais se moviam aleatoriamente pela caixa. Mas assim que a alavanca era pressionada e a porta se abria, o processo de aprendizado começava.

Gradualmente, cada gato aprendeu a associar a ação de pressionar a alavanca com a recompensa de escapar da caixa e chegar à comida.
Depois de 20 a 30 tentativas, o comportamento se tornou tão automático e habitual que o gato conseguia escapar em poucos segundos. Thorndike observou; “O Gato 12 levou os seguintes tempos para realizar o ato: 160 segundos, 30, 90, 60, 15, 28, 20, 30, 22, 11, 15, 20, 12, 10, 14, 10, 8, 8, 5, 10, 8, 6, 6, 7.”

Durante os três primeiros ensaios, o gato escapou em uma média de 1,5 minutos. Durante os últimos três, ele escapou em uma média de 6,3 segundos.

Com a prática, cada gato cometia menos erros e suas ações se tornavam mais rápidas e automáticas. Em vez de repetir os mesmos erros, o gato começou a ir diretamente para a solução.

A partir de seus estudos, Thorndike descreveu o processo de aprendizagem afirmando que “comportamentos seguidos de consequências satisfatórias tendem a se repetir e aqueles que produzem consequências desagradáveis têm menos probabilidade de se repetir”.

Seu trabalho fornece o ponto de partida perfeito para discutir como os hábitos se formam em nossas próprias vidas. Ele também fornece respostas para algumas questões fundamentais, como: o que são hábitos? Por que o cérebro os constrói?

Fonte:

Clear, James. Hábitos Atômicos: Um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e Se Livrar dos Maus/ – Rio de Janeiro : Alta Books, 2019. Pag 43-44.

Posts recomendados

Deixe um comentário