AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PSICOLÓGICAS
As habilidades psicológicas devem ser regularmente praticadas, inseridas no cotidiano de treinos e competições para que a aprendizagem destas se consolide e o atleta as realize espontaneamente, ao identificar necessidades e demandas que podem ser resolvidas com seu uso (SAMULSKI, 2002).
Realizar técnicas psicológicas sem planejamento e aprendizagem prévios possivelmente prejudicará a efetividade destas nos momentos necessários, fazendo com que o atleta dispenda energia para realiza-las sem alcançar os efeitos positivos desejados.
Weinberg e Gould (2017) comparam o desenvolvimento das habilidades psicológicas com o desenvolvimento de quaisquer outros tipos de habilidades esportivas, como técnica ou física, por exemplo. Relembram que para a aprendizagem de uma habilidade motora, o movimento precisa ser repetido diversas vezes, até que automatize o seja executado de forma espontânea.
O desenvolvimento de habilidades psicológicas segue a mesma lógica. No início do processo de aprendizagem demanda do indivíduo esforço e repetição para o seu aperfeiçoamento. Com o tempo e a experiência, sua execução se torna mais fácil, até que aquela habilidade pode ser realizada em diferentes situações e contextos.
Fonte:
SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do esporte. Manual para a Educação Física, Psicologia e Fisioterapia. Ed. Manole, Barueri, 2002.
WEINBERG, Robert; GOULD, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. Tradução: Maria Cristina Gulart Monteiro, Regina Machado Garcez.