Fornecer feedback de desempenho – Coaching Esportivo – Linhares Coach

FORNECER FEEDBACK DE DESEMPENHO – Ocorreu um aumento de interesse no feedback de desempenho como uma técnica para melhorar o desempenho nos negócios, na indústria e no esporte (Huberman e O’Brien, 1999; Stokes, Luselli e Reed, 2010; Stokes, Luselli, Reed e Fleming, 2010).

As evidências indicam que esse tipo de feedback é efetivo para aumentar o desempenho. De fato, foi verificado que o desempenho aumentou em média 53% depois que o feedback e os indicadores de excelência no desempenho foram instituídos.

Do mesmo modo, um estudo de Mouratidis, Lens e Vansteenkiste (2010) indicou que a forma de ser oferecido o feedback faz a diferença na motivação, regulação emocional e desempenho do atleta.

Cometer erros e enganar-se é inevitável no treino e numa competição, e mesmo o retorno para corrigir pode passar a mensagem de que o atleta tem baixa competência.

Oferecer, no entanto, feedback correto em resposta aos erros e a um desempenho insatisfatório, de forma que apoie a autonomia (tal como Você pode melhorar os lances livres trocando a rotina ou aperfeiçoando seus arremessos”), em vez de usar uma forma controladora (como “Você não fará parte dessa equipe se não trabalhar os lances de três pontos”), produz níveis mais altos de motivação intrínseca, afeto positivo e desempenho.

FORNECER FEEDBACK DE DESEMPENHO – PONTO-CHAVE

Dar feedback sobre a correção (ou incorreção) da resposta da pessoa melhora seu desempenho e fomenta sua motivação.

Fonte:

Weinberg, Robert; Gould, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6ª ed. Porto Alegre: ARTMED, 2017. pág. 120.

Posts recomendados

Deixe um comentário