Como reunir a força de vontade necessária para sair de casa ir mallhar?
Há noites em que você volta do trabalho e tem dificuldade de sair para correr ou ir para uma academia?
Você gostaria de acordar logo cedo, 6h da manhã, como 5% da população, e ir malhar e cuidar do corpo?
Você não consegue fazer nada, além de deitar no sofá e assistir televisão?
Você esqueceu a parte responsável por fazer exercício físico?
Em alguns dias, você come coisas saudáveis, e em outros, quando está cansado saqueia as máquinas de comida e se empanturrava de doces e batata frita? Então esse artigo é pra você:
Você sabia que a força de vontade é uma habilidade e ela permanece constante de um dia para o outro?
Em 2006, dois pesquisadores australianos – Megan Oaten e Ken Cheng – tentaram responder essa pergunta criando um programa de exercícios de força de vontade.
Eles inscreveram 24 pessoas com idades entre 18 e 50 anos num programa de exercícios físicos e, ao longo de dois meses, submeteram-nas a um número cada vez maior de séries de levantamento de pesos, de treinamento de resistência e de atividades aeróbicas.
Semana após semana, as pessoas se forçavam a se exercitar com mais frequência, usando cada vez mais FORÇA DE VONTADE sempre que iam à academia. Depois de dois meses, os pesquisadores esquadrinharam o resto da vida dos participantes para ver se o aumento da força de vontade na academia resultava numa maior força de vontade em casa.
ANTES de o experimento começar, a maioria dos sujeitos era de sedentários assumidos. AGORA eles estavam em melhor forma física, é claro. Mas também estavam mais saudáveis em outras partes de suas vidas.
Quanto mais tempo passavam na academia, menos cigarros fumavam e menos álcool, cafeína e comida gordurosa consumiam. Estavam dedicando mais horas à lição de casa e menos à televisão. Estavam menos deprimidos.
Fonte:
Megan Oaten e K. Cheng, “Longitudinal Gains in Self-Regulation from Regular Physical Exercise”, Journal of Health Psychology 11 (2006) 717-33.