Corpo_e_mente_vale

Os estudos mais avançados da neurociência demonstram que o caminho para a vitória está na cabeça.

Os estudos mais avançados da neurociência demonstram que o caminho para a vitória está na cabeça.
A ideia de um “treinamento cerebral” para desenvolver qualidades de atletas ainda é recente e pouco explorada. De acordo com Jason Sada, Presidente da Axon Sports, a mente de um atleta também deve ser desenvolvida para desbloquear o seu pleno potencial. O objetivo é criar o “cérebro Atlético”, uma máquina de alto desempenho que é pré-programada para antecipar, ler e reagir a cenários no jogo de forma mais eficaz.

O professor Jocelyn Faubert, da Universidade de Montreal, acredita que o domínio em qualquer esporte “não pode ser apenas físico”. E ele provou que essa afirmação é verdadeira utilizando um complexo processo de rastreamento de movimento em 3D. No estudo, atletas de diferentes níveis de habilidade viam esferas coloridas piscando em uma tela e eram convidados para acompanhar as esferas enquanto estas se moviam e mudavam de cor. Como previsto, Faubert e sua equipe descobriram que os atletas profissionais não eram apenas mais eficientes do que os não atletas, mas que também realizavam a tarefa em alta velocidade e iam melhorando com o passar do tempo.

A grande questão é saber se as características presentes nos cérebros dos atletas de elite, que os permitem atingir um alto nível de desempenho, são inatas ou se qualquer pessoa pode desenvolvê-las com o treinamento correto. Essa ainda é uma grande área de estudo, mas as evidências apontam que deve ser uma combinação desses dois fatores. A genética pode influenciar tanto quanto o ambiente, ainda mais quando se considera que o cérebro possui a capacidade de se ajustar conforme os estímulos recebidos.

Como você desenvolve seu “cérebro atlético”? O que você faz para potencializar sua performance?

Fonte:
http://www.revistastatus.com.br/2014/04/10/o-segredo-dos-campeoes/

Thiago Linhares

Master Coach

 

Posts recomendados

Deixe um comentário