Estabelecimento de Metas aulxilia o atleta – É uma técnica a ser aplicada para desenvolver os estados de ativação psíquica para o esporte, no qual nos deixa intervir nas expressões, ambições e objetivos do atleta, estimulando que o mesmo delineie um sentido em sua prática esportiva por meio de metas claras, compreensíveis e controladas, para que o atleta assuma com responsabilidade e compromisso cada uma de suas metas que são estabelecidas durante diferentes períodos de treinamento (PESCA, 2004).
Investigações realizadas por Clements & Botterill, assim como, Singer, Hall, Byrne & Locke citados por Sánchez & Rodríguez (2003), mostram que o estabelecimento de metas auxilia os atletas a tomar consciência de quais são os seus objetivos desde o início até o objetivo final de suas ações, focalizando a atenção e regulando os esforços.
De acordo Sanchéz & Rodríguez (2003), as metas adaptadas representam um fator motivacional importante para a regulação da atividade, construindo com força que estimula a implicação e que possa assumir responsabilidades que depois irão repercutir em seus resultados.
Abaixo segue a descrição de cinco etapas para a implementação da técnica de estabelecimento de metas (PESCA, 2004):
1ª etapa: o atleta pontua as metas o qual ele alcançou, desde que iniciou na prática esportiva de alto rendimento, e posteriormente menciona características de sua personalidade que lhe ajudaram a alcançar tais metas.
2ª etapa: estabelecer metas em torno da situação esportiva que ele escolheu. Primeiramente sugere-se que o atleta estabeleça metas a curto prazo, prazo este que será delimita-lo pelo próprio atleta, dentro da realidade de sua situação atual no esporte, pontuando as características que poderão lhe ajudar a atingir seus objetivos.
3ª etapa: após estabeler e focar nas metas a curto prazo o atleta pode estabelecer as metas a médio prazo, assim como a meta anterior, o atleta definirá qual será o prazo. Relatando, também as características de sua personalidade que lhe ajudam a conquistar suas metas.
4ª etapa: a última meta a ser estabelecida são as de longo prazo, que segue o mesmo procedimento das anteriores.
5ª etapa: na última etapa, as metas são utilizadas nas intervenções com o atleta e respeitando o tempo estabelecido por ele e dentro da realidade pelo qual está passando. Estas metas depois de estabelecidas são entregues ao atleta, ao terapeuta desportivo e outra cópia ao fisioterapeuta.
Fonte:
PESCA, Andréa Duarte; PEREIRA, Fernanda Schweitzer; CRUZ, Roberto Moraes. Avaliação e Intervenção Psicológica no esporte. In: MAIA, M. F. M; NETO, J. T. M.;
TOLENTINO, T. M. Saúde e Educação Física: pesquisa, percepções e perspectivas. Montes Claros: Unimontes, 2014;
WEINBERG, Robert; GOULD, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. Tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro, Regina Machado Garcez;