Encorajar X Criticar. Um técnico de basquetebol de uma escola de ensino médio, séries iniciais, ficava angustiado porque seus jogadores frequentemente criticavam uns aos outros no treino e deixavam de se concentrar nos arremessos.
O técnico decidiu conceder pontos diários aos atletas por suas bandejas, jumps e lances livres e por serem bons jogadores de equipe (o que significava encorajar seus companheiros durante os jogos e os treinos).
Nesse sistema, eram subtraídos pontos se o técnico observasse um caso de “má conduta”.
Um quadro de empenho foi colocado em um lugar visível na entrada principal do ginásio, e os alunos mais destacados recebiam um prêmio no jantar de final de temporada.
Resultado Encorajar X Criticar :
O programa produziu algumas mudanças dramáticas: após apenas algumas semanas,
• os jumps melhoraram de 37 para 51%;
• as bandejas melhoraram de 68 para 80%;
• e os lances livres melhoraram de 59 para 67%.
Mas a melhora mais impressionante foi no comportamento individual dos jogadores. Antes da implementação do programa comportamental, o técnico havia detectado 4 a 6 casos de crítica durante cada sessão de treino, com 10 a 12 casos de estímulo entre companheiros.
Após apenas algumas sessões, mais de 80 declarações de estímulo foram registradas durante uma sessão de treino. Ao final da temporada, o técnico comentou: “Ficamos mais unidos do que eu poderia ter imaginado”.
Fonte:
Weinberg, Robert; Gould, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6ª ed. Porto Alegre: ARTMED, 2017. pág. 124.