Emoções - Coaching Esportivo - Linhares Coach

Emoções – Coaching Esportivo – Linhares Coach

Entende-se por emoção, conforme evidencia Damásio (1990), um conjunto de mudanças no corpo ou no cérebro, normalmente originadas por um determinado conteúdo neural (uma informação sensorial). A essência da emoção consiste nas mudanças do estado do corpo provocadas por inúmeras terminações nervosas, sob o controle do sistema cerebral.

Acredita-se que, quando uma pessoa é incapaz de lidar com as situações presentes no esporte, ocorre um processo de reações psicológicas, que podem levar, consequentemente, ao fracasso

Cratty (1984) afirma que classificar os esportes e suas variadas técnicas permite definir as tensões psicológicas e sociais inerentes à sua prática. Permite, ainda, mostrar que atletas com certa capacidade psicológica e habilidades motoperceptivas podem responder de maneira mais eficiente em tipos diversos de atuação e que vários tipos de intervenções terão melhores resultados em técnicas com essas diferentes características.

Compreender os estados emocionais de um individuo e relacioná-lo com seu comportamento, ainda mais no esporte, não é uma tarefa fácil. Esse é um grande obstáculo que técnicos e psicólogos do esporte necessitam contornar.

Hackfort e Schlattmann (1991) alertam que, devido às emoções regularem as ações, elas interferem significativamente no resultado das ações dos atletas, e, dependendo da interpreta cão (e percepção de tal emoção, ou, até mesmo, da intensidade com a qual é manifestada, a mesma pode assumir um sentido (sentimento) positivo ou negativo, influenciando, assim, na per formance do individuo.

FONTE:

Lavoura, Tiago N. Medo no esporte. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008.
Posts recomendados

Deixe um comentário