Efeito Madre Teresa - Teoria Psiconeuroimunológica - PNI - Linhares Coach

Efeito Madre Teresa – Teoria Psiconeuroimunológica – PNI – Linhares Coach

Efeito Madre Teresa – Teoria Psiconeuroimunológica – PNI . O psicólogo americano David McClelland, da Universidade Harvard, realizou a seguinte pesquisa: assistiu com seus alunos a um filme sobre o trabalho humanitário de madre Teresa de Calcutá com os pobres e doentes, o que deixou os estudantes profundamente impressionados.

Essa “sensação” forte causada no grupo de alunos ficou comprovada por um exame das condições imunológicas de cada um.

Nos testes, os pesquisadores constataram que o nível de globulina de imunidade (IgA), anticorpo responsável pela destruição de infecções nas vias respiratórias, havia aumentado, e McClelland denominou o fenômeno de “Efeito Madre Teresa”.

Daí a importância de evitar o estresse, manter-se otimista, procurar um sentido maior para a vida.

Alguns dos indícios mais fortes na área da PNI mostram que relacionamentos pessoais insatisfatórios e falta de apoio podem afetar adversamente o sistema imunológico.

Além disso, do ponto de vista médico, já há bastante tempo existe a suspeita de que a raiva reprimida cause doenças, aumentando os níveis dos hormônios do estresse, o que, ao longo do tempo, pode provocar diversos efeitos nocivos ao sistema cardiovascular.

Para a psiconeuroimunologia, portanto, o que acontece em nossas cabeças acarreta, inevitavelmente, consequências físicas.

Sendo assim, todos aqueles que têm como objetivo elevar a performance podem assumir o gerenciamento dos fatores que geram o estresse, aumentando o otimismo com a busca de um significado para a vida.

Fonte:

Fleury, Suzy. Competência emocional: o caminho da vitória para equipes de futebol / Suzy Fleury; prefácio de Wanderley Luxemburgo. São Paulo: Editora Gente, 1998. Pág 28 e 29.

Posts recomendados

Deixe um comentário