Efeito Holofote - Psicologia do Esporte - Linhares Coaching Esportivo

Efeito Holofote – Psicologia do Esporte – Linhares Coaching Esportivo

O EFEITO HOLOFOTE é uma das tendências egocêntricas humanas mais duradouras e difundidas: achar que as pessoas estão prestando mais atenção em você do que realmente estão… e geralmente de forma negativa, não positiva. É muito difícil desativar isso.

O que estão pensando de mim? Será que essa pessoa me acha burro? Será que há alguma coisa nos meus dentes? Certa vez uma professora excepcionalmente eficiente me contou sobre o momento em que superou sua ansiedade ao lecionar:

– No meio de uma aula, observei que já não estava prestando atenção no que os alunos estavam pensando de mim. Estava apenas prestando atenção no que os alunos estavam pensando. Ela conseguiu percebê-los em relação à aula, removendo sua pessoa da análise.

Dezenas de experimentos demonstraram o efeito holofote. Num estudo um tanto estranho numa turma grande de introdução à psicologia, um grupo aleatório de estudantes foi convidado a vestir camisetas de cores berrantes com os dizeres “Eu amo Barry Manilow”.

Pediu-se então que estimassem qual porcentagem de seus colegas havia notado os trajes. Os estudantes superestimaram fortemente os números – acharam que quase metade dos colegas havia percebido as camisetas, quando na realidade menos de um quarto deles notara.

Num estudo de acompanhamento com camisetas menos espalhafatosas, a discrepância entre a porcentagem estimada e a real de estudantes que notaram foi ainda maior – os participantes acharam que quase metade da turma havia notado, quando o número real foi inferior a 10%.

Nós não superestimamos a quantidade de atenção que estamos recebendo porque somos egoístas ou narcisistas. Fazemos isso porque cada um de nós está no centro do próprio universo e não consegue deixar de ver o mundo sob a própria perspectiva.

Assim, somos levados a pensar que os outros nos veem da nossa perspectiva também. Isso ocorre especialmente quando estamos incomodados, num dia em que parece que nada dá certo ou quando falamos alguma besteira. Em todos esses casos, a maioria de nós superestimará o número de pessoas que nos observa.

#Atleta #InteligenciaEmocional #Mindset #TreinamentoMental #PsicologiaDoEsporte #CoachingEsportivo #CoachEsportivo #LinharesCoach
Fonte:

Cuddy, Amy. O poder da presença. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

Gilovich, T., Medvec, V. H. & Savitsky, K. (2000). The spotlight effect in social judgment: An egocentric bias in estimates of the salience of one’s own actions and appearance. Journal of Personality and Social Psychology , 78 , pp. 211–222.

Posts recomendados

Deixe um comentário