DIMENSÕES DE COMPORTAMENTO DE TÉCNICOS COMO LÍDERES – Há quem diga que a eficiência de muitas seleções e equipes depende da personalidade dos técnicos e atletas envolvidos com os diferentes tipos de esportes.
Luiz Felipe Scolari, Telê Santana, Bernardinho, Gerson, Dunga, Oscar, entre outros, projetaram-se com imagens de grandes líderes no campo do esporte de competição. WEINBERG e GOULD (2001) enfatizam, por exemplo, que componentes mentais e emocionais superam os aspectos físicos e técnicos no campo dos desempenhos individuais ou grupais. O sucesso ou fracasso dependeria de uma combinação de fatores físicos, sociais e mentais que transcenderiam qualquer classificação.
SIMÕES (2005) demonstrou, que diferentes estilos de liderança são empregados pelos professores /técnicos líderes frente à equipes escolares – estilos, tais como: autoritário-centralizador, autoritário participativo, autoritário não-participativo e ou democrático-liberal.
CRATTY (1983) cita que as equipes mais bem-sucedidas seriam aquelas cujos membros se conhecem suficientemente bem para tolerar suas virtudes e fraquezas. Existem pesquisas que mostram a correlação entre líderes carismáticos e o desempenho satisfatório de suas equipes.
Isso poderia explicar a razão de por que Luiz Felipe Scolari (Felipão) quando comandou a Seleção Brasileira de Futebol na fase de classificação e Copa do Mundo de Futebol – realizada em 2002, foi um técnico que demonstrou possuir grande confiança em si mesmo, sua conduta otimista colocou em pauta o dom da eloqüência e pôde expor suas próprias idéias de maneira convincente que definiram suas ações de comando.
Conseguiu romper com paradigmas condicionados pela política e pelos regulamentos explícitos e implícitos do sistema futebolístico brasileiro levando, seus atletas a adotarem certos padrões de comportamento, especialmente, no que diz respeito à capacidade de se relacionarem. Em situações difíceis, não se conformava, mas motivava a si mesmo e todos os atletas para buscar novos caminhos que levassem à superação das forças sociais externas (meios de comunicação de massa, dirigentes) em prol do êxito da equipe.
RIOUX e CHAPPUIS (1972) descreveram que quando um técnico assegura a permanência de boas relações humanas com seus atletas acabam se tornando agentes moderadores de comportamentos dentro das equipes, especialmente, nos casos dos conflitos dos atletas entre si – e dos atletas com os próprios técnicos.
A situação tem levado inúmeros pesquisadores como WEINBERG e GOULD (2001), CARRON e HAUSENBLAS (2000), GILL (1998), SIMÕES (1990, 1993), CHELLADURAI e CARRON (1983) e CHELLADURAI e SALEH (1980) a demonstrarem que os técnicos como líderes desempenham um papel fundamental frente às equipes de alto rendimento.
Fonte:
CARRON, A.V.; HAUSENBLAS, H.A. Group dynamics in sport. Champaign: Fitness Information Technology, 2000.
CARRON, A.V.; CHELLADURAI, P. Cohesion as a factor on sport performance. Canadian Journal of Applied SportsSciences, Champaign, v.16, p. 221-41, 1981 CHELLADURAI, P.; CARRON, A.V. Athletic maturity and preferred leadership. Journal of Sport Psychology,Champaign, v. 3, p. 371-80, 1983. CHELLADURAI, P; SALEH, S.D. Dimension of leader behavior in sport: development of a leadership scale. Journal ofSport Psychology, Champaign, v.2, p.34-5, 1980. São Paulo: Anna Blume, 2003.
COZAC, J.R. A psicologia do esporte. In: _____. Com a cabeça na ponta chuteira: ensaios sobre psicologia do esporte.
CRATTY, B.J. Psicologia do esporte. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1983.
FREUD, S. (1920). Psicologia de grupo e análise do ego. Rio de Janeiro: Imago, 1972. (Edições standart das obras psicológicas de Sigmund Freud).
GILL, D. L. Psychological dynamic of sport. Champaign: Fitness Information Technology, 1998.
SIMÕES, A.C. Equipes esportivas vistas como um micro-sistema social de rendimento entre a ideologia de liderança dos técnicos e a percepção real dos atletas. 1990. 296f..
RIOUX, G ; CHAPPUIS, R. Elementos de psicopedagogía del deporte. Valladolid: Minón, 1972.
SOTO, E. Comportamento organizacional: o impacto das emoções. São Paulo: Pioneira, 2000.
STOGDILL, R.M. A handbook of leadership: a survey of theory and research. New York: Free Press, 1981.
WEINBERG, R.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.