Diga-me com quem andas e te direi quem és. Talvez a influência mais poderosa na determinação do nosso estado mental e emocional, a qualquer momento, seja o poder da sugestão. Este começa a nos influenciar mesmo antes de nascermos, e continua agindo ao longo de nossa infância e durante toda a vida, tornando-nos o tipo de pessoa que somos hoje.
Especialistas dizem que, em geral, 95% do que fazemos, dizemos, pensamos e sentimos é determinado por influências ambientais e psicológicas e sugestivas que nos rodeiam. Por exemplo, uma pessoa comum é tão suscetível a influências sugestivas que uma palavra rude dita por outro indivíduo é capaz de deixá-la chateada e com raiva por horas. Em contrapartida, uma palavra de elogio ou em reconhecimento pode causar-lhe um sentimento positivo e feliz pelo resto do dia. Somos todos muito suscetíveis às influências sugestivas que nos cercam.
Livre-se de quaisquer que sejam suas influências negativas. Tenha o total controle sobre o seu próprio pensamento. E principalmente, cerque-se de pessoas do bem, de gente que te ajuda ir pra frente!
E aí eu te pergunto atleta:
O que você estuda?
Com quem você anda?
Quais lugares frequenta?
Fonte:
Tracy, Brian. O ciclo do sucesso: como descobrir suas reais metas de vida e chegar aonde você quer. São Paulo: Editora Gente, 2013.p.87.