Desenvolva uma atitude mental. Em um estudo, Dweck e seus colegas testaram 373 estudantes no início da sétima série para descobrir se eles tinham uma atitude mental estanque ou em desenvolvimento.
Feito isso, os pesquisadores monitoraram o desempenho acadêmico desses alunos ao longo de dois anos subsequentes. Eles descobriram que a atitude mental de um estudante começava a ter um efeito cada vez maior nas notas de matemática à medida que ele começava pela sétima e oitava sérias.
A nota média dos alunos que tendiam à teoria da inteligência estanque permaneceu inalterada, ao passo que os estudantes com uma atitude mental em desenvolvimento apresentaram notas crescentes- em resumo, os estudantes que acreditavam que podiam melhorar de fato melhoravam.
Os pesquisadores sugerem uma série de razões para explicar por que uma atitude mental em desenvolvimento impele os estudantes ao sucesso, mas a explicação básica se resume na motivação.
Quando acreditamos que nosso empenho terá um resultado positivo, nos empenhamos mais em vez de nos entregar ao desamparo.