Demandas psicológicas - Coaching Esportivo - Linhares Coach

Demandas psicológicas – Coaching Esportivo – Linhares Coach

Demandas psicológicas – No contexto esportivo atual, os atletas precisam apresentar inúmeras habilidades técnicas, táticas e físicas, além de assegurar à sua comissão técnica controle emocional para lidar com as demandas de pressão pela busca do alto rendimento esportivo.

No dia a dia de treinamentos e competições, o atleta fica exposto a inúmeras situações, as quais exigem respostas comportamentais e cognitivas.

Segundo Rubio (2003), o atleta muitas vezes é submetido a uma rotina desgastante de treinos e jogos, e por esse motivo, se vê envolvido por questões como a ausência de contato com a família, superexposição na mídia e a impossibilidade de admitir – para si e para o público – suas fragilidades, angústias e incertezas.

Outras demandas frequentemente trabalhadas por psicólogos no esporte, dizem respeito quando os atletas apresentam algumas características como: habilidades demonstradas em treinos são superiores àquelas de competição; falta de concentração durante o jogo; não conseguem seguir as orientações do técnico; mau relacionamento dentro do time; excesso de ansiedade précompetitiva; não demonstram motivação e pensam em desistir do time, dentre outras. (BRANDÃO, 1997).

Fonte:

BRANDÃO, Maria Regina Ferreira; MIGUEL, Maria Cristina Nunes. Emoções à flor da pele: o treinador e a competição. In: Coleção psicologia do esporte e do exercício, volume 4: o treinador e a psicologia do esporte. Maria Regina Ferreira Brandão, Afonso Antonio Machado. São Paulo: Editora Atheneu, 2010.

Posts recomendados

Deixe um comentário