Como melhorar o seu saque ? TEORIA PSICONEUROMUSCULAR (Psychoneuromuscular)
Essa teoria tem sua origem no princípio ideomotor da imaginação, descoberto por Carpenter (1984). De acordo com esse princípio, a imaginação facilita o processo de aprendizagem de habilidades motoras devido à ativação de padrões neuromusculares durante a imaginação.
Isto significa que, a pura imaginação ativa os músculos que participam da execução do movimento imaginado, produzindo impulsos neuromusculares durante a execução do movimento.
Os trabalhos científicos de Jacobson (1931) contemplam esse fenômeno. Esse autor verificou que a visualização do movimento de flexão do braço produz microcontrações nos músculos flexores do braço.
Através da imaginação de um movimento real (exemplo: saque de tênis), o atleta acredita que está realmente praticando-o. Desse modo, prepara o seu corpo para realizar sua atuação através da estimulação neuromuscular.
Fonte:
Cárdenas, Ramón Nuñez; Freire, Ivete de Aquino; Pumariega, Yesica Nuñez. Preparação psicológica no esporte. – 1. ed. -Curitiba: Appris, 2017. Pág 134 e 135.