Você quer chegar ao topo? Olha que interessante este estudo sobre o início das pessoas que chegaram lá:
Benjamin Bloom, eminente pesquisador em educação, estudou 120 pessoas de extraordinário êxito. Eram pianistas de concerto, escultores, nadadores olímpicos, tenista de categoria mundial, matemáticos e neurologistas pesquisadores. A maior parte não havia demostrado qualidade excepcionais na infância, e não exibira evidente talento antes que passasse a se dedicar com energia aos estudos. Mesmo no início da adolescência, em geral não era possível prever seus êxitos futuros tomando por base as qualidades que demonstravam naquela fase.
A grande sacada que as levou ao topo foi a persistente motivação e dedicação dessas pessoas, junto com o apoio de que dispunham, ou seja, nunca desistiram do que realmente queriam, e ainda, seu passado pouco influenciou seu futuro, ficando claro que, hoje, você também pode começar um caminho promissor, para chegar ao topo, basta simplesmente querer e persistir!
E Blomm conclui: “O que qualquer pessoa no mundo é capaz de aprender quase todos também serão capazes, desde que disponham das condições anteriores e atuais adequadas para o aprendizado”. Topa o desafio?
É interessante deixar claro que indicadores nos dizem como estamos hoje, mas não revelam aonde podemos chegar!
Fonte:
Benjamin S. Bloom, Developing Talent in Young People. Nova York: Ballantine Books, 1985.
Dweck, Carol S. Mindset: a nova psicologia do sucesso; tradução S. Duarte. – 1º ed. – São Paulo: Objetiva, 2017.p.73.
Thiago Linhares
Master Coach