Como aumentar a presença dos atletas nos treinos - Coaching Esportivo

Como aumentar a presença dos atletas nos treinos – Coaching Esportivo

Como aumentar a presença dos atletas nos treinos. Uma equipe de natação tinha presença e pontualidade insatisfatórias nos treinos. Para resolver o problema, psicólogos do esporte recomendaram à técnica que elaborasse um quadro de presenças com o nome de cada nadador. Ela colocou o quadro em destaque em uma parede próxima à piscina, onde todos pudessem vê-lo.

Na primeira fase do programa, os nadadores que compareciam ao treino recebiam uma marca no quadro.

Na segunda fase, eles tinham que chegar na hora para receber uma marca no quadro.

Na fase final, tinham que ser pontuais e nadar durante toda a sessão para receber uma marca de presença.

RESULTADOS – Como aumentar a presença dos atletas nos treinos :

Os resultados indicaram um Impressionante aumento na frequência em cada fase do estudo, com aumentos de 45, 63 e 100%, respectivamente, nas três fases (McKenzie e Rushall, 1974).

Em seguida, os psicólogos do esporte que desenvolveram o programa do quadro levaram os nadadores a conferirem cada momento dos treinos programados. O grupo aumentou seu desempenho em 27%, o equivalente a um adicional de 500 metros para cada nadador durante a sessão de treino!

A natureza pública dos quadros de programa e frequência serviu claramente a uma função motivacional: cada nadador podia ver quem estava comparecendo, quem chegava atrasado, quem nadava o período inteiro e quantas voltas cada nadador completava.

Os técnicos e os nadadores comentaram que a pressão dos companheiros, o reconhecimento público, a atenção, o elogio e a aprovação dos técnicos ajudaram a tornar o programa um sucesso.

Finalmente, um estudo de Young, Medic e Starkes (2009) descobriu que registros de automonitoramento melhoraram a frequência e a pontualidade de nadadores interuniversitários, embora o efeito tenha perdurado apenas de duas a três semanas.

Logo, motivação adicional, provavelmente na forma de exibição pública, e necessária para a manutenção da adesão.

Fonte:

Weinberg, Robert; Gould, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6ª ed. Porto Alegre: ARTMED, 2017. pag. 124.

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