COMO AS PESSOAS ALCANÇAM UM ESTADO DE FLUÊNCIA – FLOW
Se soubessem como, técnicos e professores provavelmente desejariam ajudar alunos e atletas a encontrar essa brecha do estado de fluência. Portanto, a pergunta lógica é: como a pessoa entra em um estado de fluência?
Pesquisas sobre atletas de diferentes esportes (Jackson,1992, 1995) revelaram que os seguintes fatores são mais importantes para a entrada nesse estado:
• Motivação para atuar
Estar motivado para atuar e atuar bem – é importante para entrar no estado de fluência. Quando os indivíduos não têm essa motivação, é muito mais difícil atingir esse estado. O equilíbrio entre desafio e habilidade pode ser a área mais importante a ser enfocada para ajudar a assegurar que o indivíduo esteja favoravelmente motivado.
• Atingir um nível de ativação ideal antes da atuação
Estar relaxado, controlar a ansiedade e apreciar a atividade contribuem para a fluência. Jackson verificou que alguns indivíduos preferiam claramente estar mais relaxados, enquanto outros queriam estar mais energizados. Entretanto, vários atletas falaram sobre encontrar um equilíbrio entre a tranquilidade e a ativação. Como disse um patinador: “Relaxamento e confiança – mas você tem que estar impaciente; não pode estar muito relaxado. Tem que estar preocupado com alguma coisa” (Jackson, 1992, p. 171).
• Manter o foco apropriado
Manter um foco estreito, permanecer no presente, concentrar-se antes do desempenho e focalizar pontos-chave em uma atividade são fundamentais para manter o foco apropriado. Csikszentmihalyi (1990) referia-se à concentração na tarefa em questão como uma das dimensões mais frequentemente mencionadas da experiência de fluência. Um patinador confirmou o resultado positivo de focalizar-se totalmente no desempenho que ocorreria desta forma: “Pelo fato de você estar tão focado, consegue se concentrar facilmente” (Jackson,1992, p. 172). Além disso, pesquisas sobre mente concentrada (o foco sem julgamento da atenção de um indivíduo na experiência que ocorre no momento presente) revelaram que, na comparação com atletas com pouca concentração mental, aqueles com elevada concentração desse tipo pontuaram mais alto quanto às habilidades – equilíbrio do desafio, fusão de ação e percepção, concentração e perda de auto consciência (Kee e Wang, 2008).
• Planos e preparação antes e durante a competição
Com confiança e atitude positiva, os atletas mencionam com muita frequência o planejamento ao descrever fatores que influenciam sua entrada em estado de fluência. Após as rotinas aquecimento, sentir-se totalmente pronto, ter um plano de competição e antecipar possíveis eventos incomuns são componentes importantes da preparação. Por exemplo, um arremessador de dardo declarou: “O fato de eu ter feito tudo que era possível mental e fisicamente me faz sentir confiante. Cada aspecto é analisado… Isso tranquiliza a minha consciência de que fiz tudo – então tenho apenas que me desligar e deixar acontecer” (Jackson, 1995, p. 144).
• Preparação física e prontidão excelentes
Ter realizado o treinamento e a preparação necessários antecipadamente, esforçar-se e sentir que está fisicamente pronto e capaz de ter boas sessões de exercícios antes da competição são fundamentais para conseguir um estado de fluência e mantê-lo. Além do descanso e do treinamento, a nutrição parece importante para estabelecer as condições ideais para que ocorra o estado de fluência. Além disso, os atletas relatam que acreditar que estavam fisicamente preparados ajudou a aumentar a confiança e a capacidade de permanecer nesse estado por período mais longo.
• Condições ambientais e situacionais ideais
Embora as pessoas possam estabelecer o tom para atingir um estado de fluência pela alteração do próprio estado interior, os atletas também citaram condições ambientais e situacionais que afetavam a capacidade de atingir esse estado. Condições como uma boa atmosfera, feedback positivo do técnico, ausência de pressões externas e condições ideais de jogo aumentam a probabilidade de a fluência ocorrer.
• Confiança e atitude mental
A confiança é um auxílio importante para atingir um estado de fluência inversamente, a dúvida e a exigência autoimposta podem interromper a fluência. Acreditar que pode vencer, pensar positivamente, bloquear a negatividade e apreciar o que se está fazendo ajudam a desenvolver confiança. Mas provavelmente o mais importante seja acreditar que pode vencer o desafio a enfrentar. Conforme declarou um atleta: “Acho que, provavelmente, a coisa mais importante para mim é o sentimento de possuir a capacidade de estar naquela situação” (Jackson, 1995, p. 144).
• Jogo de equipe e interação
Nos esportes coletivos, entrar na fluência às vezes depende de (ou pelo menos é influenciado por) seus companheiros de time. Interações positivas como bons passes, jogar como uma unidade e comunicação aberta são úteis para atingir o estado de fluência. Além disso, confiar nos companheiros e ter um senso de propósito compartilhado também importam para interações coesas do time.
• Sentir-se bem em relação ao desempenho
O fator para entrar na fluência mais mencionados pelos atletas foi se sentir bem em relação ao próprio desempenho e movimentos. Basicamente, receber feedback de seus movimentos e estar no controle de seu corpo dá ao atleta um senso de desembaraço nos movimentos. Qualquer pessoa que tenha participado de um esporte sabe que às vezes as coisas simplesmente parecem certas, fluidas, fáceis e sincronizadas. Esses sentimentos estão geralmente relacionados com ingresso num estado de fluência.
Fonte:
Weinberg, Robert; Gould, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2017. Página 138 e 139