Insistir? Como mudar sua vida? Como se alimentar melhor? Como fumar menos? Como ter mais paciência? Como diminuir estresse? Como ter saúde de verdade sem dores? E ainda, rssss, o mais interessante, o que fazer para gastar menos?
Reposta: E-X-E-R-C-Í-C-I-O-F-I-S-I-C-O.
Pensemos, por exemplo, em estudos da década passada investigando os impactos dos exercícios nas rotinas diárias. Quando as pessoas começam a fazer exercícios habitualmente, mesmo com uma frequência baixa, como uma vez por semana, elas começam a mudar outros padrões não relacionados em suas vidas, muitas vezes sem saber disso. Tipicamente, pessoas que fazem exercícios começam a se alimentar melhor e se tornar mais produtivas no trabalho. Elas fumam menos e demonstram mais paciência com colegas e familiares. Usam seus cartões de crédito com menos frequência e afirmam sentir menos estresse. O motivo não é totalmente claro. Mas para muitas pessoas o exercício é um hábito angular que deflagra mudanças disseminadas. “O exercício transborda para outras áreas, há algo nele que facilita os outros hábitos”, disse James Prochaska, um pesquisador da Universidade de Rhode Island.
Insistir:
Engraçado como muitos buscam fórmulas malucas, dietas tal, cremes milagrosos, aparelhos de frequência, enfim, correm contrário o verdadeiro segredo!
A verdadeira mudança é algo simples, vem dentro de você. Você pode ir onde quiser, conquistar qualquer coisa, mas, desde que deseje muito isso, e comece como um verdadeiro campeão!
Essas mudanças iniciais deflagram reações em cadeia que ajudam outros bons hábitos a se firmarem.
Fonte:
Geoffrey M. Hodgson. The Nature and Replication of Routines. University of Hertfordshire, 2004,http://www.gredeg.cnrs.fr/routines/workshop/papers/Hodgson.pdf