COACHING condução para o triunfo, é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar seu desempenho.
A partir dessa definição, todos queremos de alguma forma estabelecer parcerias desse tipo com quem está à nossa volta.
Origem da palavra COACH
É interessante notar que a palavra COACH muito usada pelos departamentos de recursos humanos das empresas, não tem sua origem no mundo esportivo, mas nas carruagens que transportavam pessoas, correspondência e dinheiro no Velho Oeste americano, as stage coaches.
Em espanhol, coache também quer dizer condução, transporte ou veículo, o que confirma que o esporte tomou emprestado esse conceito para definir a figura do COACH – o técnico que conduz a equipe, levando-a de um estágio a outro, mais apurado técnica, física e psicologicamente.
Há ainda um livro sobre tênis muito interessante: Winning Ugly (Ganhando feio), de Brad Gilbert, treinador responsável pela volta de André Agassi ao topo do ranking. Ele conta como conseguiu vencer jogadores muito mais fortes que ele graças a sua perseverança, obstinação e um treinamento radical, características que fizeram dele um excepcional treinador e motivador.
Coaching condução para o TRIUNFO – treinadores:
A impressão é que, ao menos num ponto, os treinadores pensam igual: só talento não basta. Esse termo aparece constantemente nos livros sobre esportes. Com várias definições e em vários contextos, mas sempre como fator não decisivo. Importante, mas muitas vezes secundário. A vontade de vencer, ou melhor, a vontade de se preparar para vencer é o complemento indispensável ao talento.
Fonte:
Bernardinho, 1959 – Transformando suor em ouro / Bernardinho. – Rio de Janeiro: Sextante, 2006.p.67-68.
Saiba mais: