Capacidades mentais no futebol - Psicologia Esportiva em Curitiba - Linhares Coach

Capacidades mentais no futebol – Psicologia Esportiva em Curitiba – Linhares Coach

Capacidades Mentais no Futebol – Durante as últimas décadas, reconheceu-se de forma crescente a relevância de fatores relacionados às características de personalidade e às competências mentais para o desempenho individual no futebol (JONES, 2002; VAEYENS et al. 2008; ABDULLAH et al., 2016).

Devido a sua importância, o diagnóstico de características psicológicas, tais como resistência mental, motivação, autoconfiança, controle emocional, compromisso e disciplina, faz hoje em dia parte da identificação de talentos (MUSCULOS e LOBINGER, 2018).

Também um estudo de OROSZ e MEZO (2014) revelou a grande importância de fatores psicológicos (concentração, falta de ansiedade, autoconfiança, capacidade de lidar com a situação e competências sociais) para o desenvolvimento de talentos sob uma perspectiva integrativa.

Uma recente meta-análise, incluindo 43 estudos com um total de 14.977 participantes, chegou à conclusão que o impacto mais forte ao desenvolvimento do jogador está por parte das variáveis de autorregulação, resiliência, comprometimento e disciplina (GLEDHILL et al., 2017).

Abdullah et al. (2016) analisaram, mediante uma análise de regressão múltipla, o papel de diversos fatores psicológicos. Como preditores de maior peso, se destacaram: motivação, autoconfiança, preparação mental e controle de ansiedade. Uma revisão sistemática de 16 estudos efetuada por Murr et al. (2018) mostrou resultados similares.

Diversos dos preditores para a performance tem uma correlação significativa entre si (ABDULLAH et al. 2016).

Portanto, são às vezes usados construtos multidimensionais como a resistência mental que, de acordo com Jones (2002), define-se como a vantagem psicológica natural ou trabalhada que permite ao atleta lidar melhor que seus adversários com situações rotineiras, como competições, treinos e estilo de vida, fazendo-o ser mais consistente, focado e controlado do que os seus oponentes, ao ser colocado sob pressão.

Ela está muito relacionada à resiliência, mas não é idêntica. Em relação aos seus componentes, o autor destaca atributos como autoconfiança, desejo, motivação, lidar com pressão e ansiedade, foco no desempenho, foco no estilo de vida, dor e dificuldades.

É importante ressaltar que essa definição e seus atributos são corroborados por atletas de futebol, como relatam Thelwell, Weston e Greenles (2005), que aplicaram um questionário com itens de tipo Likert em 43 atletas de futebol e obtiveram resultados positivos em relação a definição de resistência mental e a importância dos atributos.

Dissertação:

Pfeiffer, Patrick Alan de Souza. O desempenho físico, técnico, tático e mental de jovens jogadores de futebol segundo a posição e seu efeito sobre o status na equipe / Patrick Alan de Souza Pfeiffer. – João Pessoa, 2022. 92 f. :11. Disponível em <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25214>. Acesso em 20 de abr. de 2023. Pág 34 e 35.

Posts recomendados

Deixe um comentário